top of page

ProPilot X Kermit Edition

Com a redução da função prática da relojoaria, que já abordámos algumas vezes aqui no IPR, a pouco e pouco, os relógios engenhosos e divertidos vão ganhando espaço. Este princípio, aliado a uma maior tendência para colorir os mostradores, leva-nos a descontrair e a perder algum tempo com diversão.



ProPilot X Kermit Edition
ProPilot X Kermit Edition


O novo ProPilot X Kermit Edition resulta de uma colaboração entre a Oris e «os marretas» da Disney. Se o Kermit da Rolex se trata de uma alcunha bem popular, ProPilot X Kermit é mesmo o nome oficial do modelo da Oris.



Relógios divertidos


A maioria das notícias sobre novos lançamentos inicia com uma recordação dos feitos históricos da marca, por exemplo, há quanto tempo estão no ramo (119 no caso da Oris), ou quantos calibres acumularam ao longo da sua história (280 no caso da Oris), ou como tem estado o ritmo de desenvolvimento nos últimos tempos, (10 calibres em 10 anos no caso da Oris). Todos estes assuntos são importantes, mas não é sobre eles que vamos falar. O lançamento do Kermit da Oris, mostra que a marca está seriamente preocupada em fazer relógios divertidos. E quem melhor para passar a mensagem do que o próprio Cocas o Sapo?!...




Agora a sério...


Este é um relógio baseado no ProPilot X Calibre 400 de titânio com 39 mm, só que com um mostrador verde - e uma reviravolta. No primeiro dia de cada mês, a janela de data às 6 horas será preenchida com um emoji de Cocas o Sapo. “Kermit Day” é sobre não levar a vida muito a sério. Criar a máxima diversão. A diversão é mesmo um assunto sério para a Oris.


Hollywood

O director criativo da Oris, Ken Laurent, foi a Hollywood para conhecer Cocas o Sapo, e fazer um curta-metragem em conjunto. Cocas compôs e cantou «Gotta Make Time For Me», uma música cativante sobre como encontrar um breve momento do dia para nós mesmos.



Transcrevemos de seguida uma entrevista da Oris ao seu director criativo.

Ken, antes de falarmos sobre Cocas o Sapo, diga-nos, como aborda um projeto como este?


Como diretor criativo da Oris, o meu trabalho é sempre pensar na forma como comunicamos um novo produto. Ou seja, qual é o seu valor principal? Como é que a ideia se encaixa na nossa filosofia? Às vezes, esse valor é claramente definido: um relógio de mergulho com medidor de profundidade, ou um relógio de bronze que vai patinar com o tempo. Outras vezes, é mais implícito. Pode ser mais um desafio,

mas penso que estamos a fazer um bom trabalho ao sermos consistentes e coerentes na forma como contamos a história da Oris e a história dos nossos relógios.


Onde encontra sua inspiração?

Sou natural de Schaffhausen, no norte da Suíça, que, assim como Hölstein, é um lugar muito bonito, com muita natureza. Passo todo o tempo que consigo no campo – adoro downhill mountain bike, por exemplo. Limpa-me a alma. A natureza é o sítio onde consigo não pensar em nada, funciona quase como meditação. Faz-me sentir bem mesmo vários dias depois.Como estou sempre a criar, tenho uns limites um pouco ténues entre trabalho e lazer.


Está na Oris há cinco anos. O que o criou este encaixe perfeito?


Por vezes é difícil explicar coisas tão intuitivas. A Oris simplesmente funciona para mim. Às vezes, com as empresas, há uma aura que não se consegue superar, mas com a Oris a aura é muito humana. Estamos realmente interessados na causa e não temos que pensar em grupos-alvo: podemos fazer as coisas que queremos fazer. É óptimo.


Então, Oris e Cocas o Sapo?

Deixe-me perguntar o seguinte: para que serve um relógio mecânico? Falamos muito sobre funções num sentido literal, mas, na verdade, o propósito de um relógio Oris é fazer as pessoas sorrirem. É isso. E com o ProPilot X Kermit Edition, não há mais nada a fazer. Ok, sim, é alimentado por um movimento brilhante e o design da caixa é espetacular, mas a função deste relógio é realmente simples: trazer alegria.


A execução é muito interessante. Porque é que o emoji do Cocas o Sapo está incialmente escondido?


É linda a forma como foi conseguido. Poderíamos ter colocado um grande emoji Cocas o Sapo no mostrador. Algumas marcas poderiam fazê-lo para tornar as suas colaborações mais gritantes. Mas nós não queríamos isso. Queríamos algo mais humilde que respeitasse o produto.


E o que existe em Cocas o Sapo que atraiu tanto a Oris em primeiro lugar?


Não queremos substituir as emoções dos nossos clientes pelas nossas. Queremos sempre que se tornem parte da família Oris. Cocas representa isso. Temos muito em comum. Ele é o “everyfrog”, como o homem comum. Representa os pés bem assentes na terra. Quero dizer, na verdade vem num pântano. Embora nunca tente ser o centro das atenções, sempre teve um papel importante a desempenhar. O principal objectivo dos Marretas é entreter as pessoas, fazê-las rirem e divertirem-se. Ao mesmo tempo, estão sempre a tentar resolver alguma coisa, mas de uma forma divertida.


Foste a Hollywood para filmar um anúncio de TV da Oris com Kermit the Frog. Como foi isso?


Foi tão divertido. No palco temos que ter muito cuidado porque existe uma enorme vontade de desatar a rir, mas é claro que isso não é possível, pois arruinaria a cena. Todos se alimentam da energia do Cocas. Qualquer coisa que ele faça ou toque, torna-se engraçado. Eu não queria que o dia acabasse.


No anúncio, Cocas o Sapo canta Gotta Make Time For Me – quem escreveu a letra?


Passamos muito tempo a pensar sobre que tipo de briefing deveríamos fazer aos Marretas. Poderíamos ter escrito um guião ou algo assim, mas Cocas e os Marretas sabem como entreter melhor do que ninguém. Então deixamo-los fazerem o que sabem fazer. Passados alguns dias, voltaram com uma música, ou melhor, a letra, a música e, a ideia de que Cocas a cantaria enquanto tocava seu banjo. Foi perfeito. E tão cativante...


Podemos esperar mais dos Marretas da Disney?

Talvez. Mas vai ter de esperar para ver...



FICHA TÉCNICA

Oris 400
Oris 400









MOVIMENTO Data de corda automática desenvolvida pela Oris


NÚMERO Oris 400


DIMENSÕES Ø 30,00 mm, 13 1/4'''


FUNÇÕES Ponteiros centrais para horas, minutos e segundos, janela de data, data instantânea, corrector de data, dispositivo de cronometragem precisa e stop-second


CORDA corda automática


RESERVA DE MARCHA 120 horas


VIBRAÇÕES 28'800 Alt/h, 4 Hz


RUBIS 21

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page