top of page

Visita aos Estudios da Grand Seiko em Shizukuishi e Shinshu


Studio Grand Seiko Shizukuishi @ Grand Seiko


Quando em 2017, o CEO da Seiko, Shinji Hattori, anunciou que a Grand Seiko passaria a ser uma marca separada e independente da casa mãe, o primeiro passo consistiu na remoção do habitual logotipo da Seiko ás 12 horas, com "Grand Seiko" a assumir essa posição privilegiada sobre os mostradores.


Entretanto, muita água correu por debaixo da ponte com a marca nipónica de alta relojoaria a ganhar uma nova dinâmica e, podemos mesmo dizer, uma nova liberdade de acção livre dos constrangimentos de uma associação demasiado próxima a um segmento de relojoaria distinto.


O resultado mais palpável acabou por ser a apresentação em 2020 do magnifico "T0 Constant-force Tourbillon", um movimento que incorporou um mecanismo de força constante e um turbilhão como um só sistema integrado.


T0 Constant-force tourbillon @ Grand Seiko


Passados três anos, na Watches and Wonders de 2023, foi a vez de juntar à colecção uma complicação que há muito era reclamada pelos irredutíveis fãs da casa nipónica. Com o "Tentagraph", a Grand Seiko surpreende o mercado ao apresentar um modelo com a maior reserva de marcha para um cronógrafo automático de alta frequência.


O recém-criado calibre 9SC5, nunca uma precisão estável em qualquer condição, com o movimento a garantir uma autonomia de 72 horas e uma frequência de 10 batidas por segundo. Por outras palavras, são 36.000 alternâncias por hora, mas esse é um número já sobejamente associado a outras marcas, pelo que a Grand Seiko prefere não utilizar esta métrica.


Cronógrafo de alta frequência Tentagraph @ Grand Seiko


Destaca-se ainda o mecanismo modular do cronógrafo, combinando com uma roda de colunas e uma embreagem vertical. Consequentemente a Grand Seiko decidiu criar um novo protocolo para a bateria de testes a que habitualmente sujeita os seus relógios, passando a duração dos mesmos dos habituais 17 para 20 dias. Isto para que os requisitos de precisão dos referidos testes sejam também aplicados ao movimento enquanto o cronógrafo está em funcionamento, e em três posições diferentes.


Mas nenhuma análise substitui uma visita, mesmo que virtual. Ao longo de 19 minutos, Akio Naito, o presidente da Seiko Corporation, leva-nos numa magnifica visita aos Ateliers da Grand Seiko em Shizukuishi e Shinshu, revendo pelo caminho as novidades apresentadas pela marca no último Watches and Wonders em Genebra.


Tanoshimu!



Para mais informações sobre a Grand Seiko, visite o sitio da marca aqui.

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі

Оцінка: 0 з 5 зірок.
Ще немає оцінок

Додайте оцінку
bottom of page