top of page

Vulcain Cricket Nautical

Vulcain convida-o a descobrir – ou redescobrir – o seu relógio de alarme aquático dos anos 1960 em duas novas versões: Lagoon numa edição limitada de 25 peças, ou Preto Profundo limitado a 50 peças. Ambos os modelos incorporam os mais recentes avanços da relojoaria, mas mantêm o espírito vintage original do Cricket Nautical, começando pelo lendário calibre manual Cricket V-10 que garante que o seu característico alarme toque até 20 segundos debaixo de água.


Os mergulhadores falarão de um som estranho debaixo de água em alguns lugares, que lembra o crepitar de galhos num fogo. Na realidade, vem das bolhas de cavitação produzidas pelo camarão-estalo (também chamado de camarão-pistola), mas essa é uma história diferente. Esta começa em 1961, quando a Vulcain introduziu o primeiro relógio de mergulhador que não só tornou possível calcular quanto tempo podiam permanecer a uma profundidade específica sem ter que fazer paragens de descompressão no regresso à superfície: o Vulcain Cricket Nautical também cortava todo o ruído debaixo de água com o seu ruído característico para lembrar quando era hora de subir. Com este relógio inovador e essencial, a Vulcain influenciou fortemente o desenvolvimento dos relógios de mergulho e contribuiu muito para a sua democratização, bem como para o desporto.



O Cricket Nautical, um relógio que presta homenagem à história do mergulho com cilindro. A aspiração humana de explorar o mundo sob as ondas remonta a tempos longínquos. Tão seguro quanto ficar debaixo de água apenas o tempo e a profundidade que o ar nos pulmões permitia, as coisas complicaram-se quando a tecnologia chegou que permitia respirar ar comprimido. Embora isso tenha aberto um novo mundo de liberdade, também criou um risco. Passada uma certa profundidade e um certo espaço de tempo, começam a formar-se bolhas de nitrogénio no sangue. Se voltar à superfície depois que esse ponto for alcançado, deve fazê-lo gradualmente, fazendo paragens de descompressão à medida que sobe para permitir que essas bolhas se dissolvam – caso contrário, elas começam a expandir-se na corrente sanguínea, causando dor e desorientação (também conhecida como doença de descompressão), muitas vezes com um desfecho fatal. Daí a importância de garantir um mergulho seguro sem ter que parar no regresso à superficie, sabendo previamente quanto tempo tem e a que profundidade.



Cientistas aceitaram o desafio desenvolvendo a tabela de mergulho sem descompressão, ainda em uso hoje, para determinar a combinação segura de profundidade-tempo.

Nessa altura, estamos bem nos anos 1960. A maioria dos relógios de mergulho de alto desempenho disponíveis na época tinham um bisel rotativo unidirecional, alguns até com uma tabela de mergulho integrada, para calcular a duração segura do mergulho. Embora este fosse um avanço importante, ainda criava uma carga mental tanto antes como durante o mergulho – especialmente porque exigia que se lembrasse de olhar para o seu relógio de vez em quando, o que não é sempre fácil quando está completamente absorvido a vivenciar as maravilhas à sua volta ou a fazer um trabalho de reparação debaixo de água. Aqui, a Vulcain mostrou que tinha pensado no assunto: após calcular a combinação de mergulho-profundidade certa, que tal um alarme para lembrá-lo que é hora de voltar com segurança à superfície? Usando uma caixa perfeitamente à prova d'água, a Vulcain criou o relógio de mergulho perfeito, apresentando:

  1. um alarme que pode ser ouvido debaixo de água – graças ao lendário calibre de alarme Cricket com a "caixa tripla" que atua como uma câmara de ressonância;

  2. um calculador de tempo de mergulho sem descompressão fácil de usar;

  3. uma caixa em aço inoxidável classificada até uma profundidade de 300 metros (quase 1.000 pés).



A versão terrestre do Vulcain Cricket já era conhecida na altura como o Relógio dos Presidentes, devido ao Cricket do Presidente Harry S. Truman ter tocado de repente durante uma conferência de imprensa, e os presidentes dos EUA subsequentemente adotaram este relógio singular. O que levanta a questão: os presidentes dos EUA mergulham nas Bahamas? Isso permanecerá um segredo de estado.

De qualquer forma, quando foi lançado em 1961, o Vulcain Cricket Nautical foi aclamado no mundo do mergulho como um produto excepcional. Pela primeira vez na história, um relógio de pulso era capaz de alertar audivelmente o seu usuário quando era hora de voltar à superfície – e sendo à prova d'água até uma profundidade de 300 metros, vinha com uma ampla margem de segurança. Este instrumento original foi o precursor dos modernos computadores de mergulho que surgiriam quase 30 anos depois e se mostrariam um companheiro de mergulho indispensável.



Os principais contribuintes para o desenvolvimento do Vulcain Cricket Nautical foram:

• Hannes Keller, renomado matemático e pioneiro em mergulho profundo (detentor de vários recordes de mergulho);

• Max-Yves Brandily, explorador e cineasta;

• Arthur Droz, instrutor nacional de mergulho e delegado do C.I.A.S. (Centro de Investigações e Atividades Subaquáticas na Suíça).

Juntos, todos eles aproveitaram sua experiência, trabalhando com a Vulcain para criar o famoso Nautical Cricket. De facto, em 3 de novembro de 1966 em Toulon, França, Hannes Keller atingiu uma profundidade de quase 250 metros.



Este outono, a Manufactura Vulcain tem o prazer de apresentar duas novas versões do Cricket Nautical: uma versão totalmente preta e uma versão turquesa de edição limitada com detalhes em rosa pó – esta última numa colaboração com o retalhista francês OCARAT. Os entusiastas de mergulho avant-garde, que apreciam o génio de combinar a ginástica mental da descompressão sem paragem com o pragmatismo de um alarme audível, serão sensíveis à sua proeza de engenharia; os amantes de relógios vintage serão sensíveis à sua estética.



VULCAIN NAUTICAL LAGOON


Limitado a 25 peças exclusivo para o retalhista francês Ocarat, a Vulcain criou uma versão magnífica do Cricket Nautical com um mostrador azul "Lagoon", um acabamento esfumado que oferece uma mudança de tom azul subtil. Uma tonalidade de turquesa tão intensa quanto fresca, algures entre o azul e o verde na roda das cores, com um toque de amarelo. O relógio está disponível para pré-encomenda agora no site da Ocarat. Entrega em meados de outubro de 2023.

  1. VULCAIN NAUTICAL LAGOON:

  • Edição Limitada: 25 peças.

  • Colaboração exclusiva com o retalhista francês OCARAT.

  • Mostrador: azul "Lagoon", oferecendo um acabamento esfumado para uma gradação azul.

  • Inspirado nas cores turquesa das lagoas das Maldivas e nas piscinas de David Hockney.

  • Preço: € 4.500,00 / CHF 4.500,00 / USD 4.500,00



.

VULCAIN NAUTICAL FULL BLACK


Limitado a 50 peças, uma versão totalmente preta agora completa o permanente Vulcain Cricket Nautical. O relógio estará disponível para pré-encomenda a partir de 11 de outubro de 2023. Entrega no final de outubro de 2023.


  1. VULCAIN NAUTICAL FULL BLACK:

  • Edição Limitada: 50 peças.

  • Versão preta do clássico Vulcain Cricket Nautical.

  • Preço: A partir de € 4.500,00 / CHF 4.500,00 / USD 4.500,00


Especificações Técnicas:

  • Movimento: Calibre Vulcain Cricket Manufacture V-10.

  • Mecanismo manual de alarme.

  • Reserva de marcha de 42 horas.

  • Duração do alarme: 20 segundos.


  • Caixa:

  • Material: Aço inoxidável 316L.

  • "Triple caseback", que atua como uma câmara de ressonância.

  • Diâmetro: 42,20 mm.

  • Resistência à água: Até 300 metros (30 atm).


  • Correia: Pele preta com uma textura de carbono resistente à água.



Mais informação no sitio oficial: Vulcain

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page