top of page

W&W 2023 - Regresso ao Futuro como o “novo” UR-102 “Reloaded” da Urwerk


UR-102 "Reloaded" Black e Titanium @ Urwerk


Este será muito provavelmente um dos lançamentos que era mais aguardado por parte da Urwerk. Mas não é nem o mais complexo, nem o mais singular. Trata-se no entanto do modelo que marca o início da aventura, o ponto de partida. Um Urwerk redondo… – ainda sem ponteiros, apenas com uma unidade horária a deslizar ao longo de uma escala semicircular.


A coleção 102 lançada na Baselworld de 1997 parece não querer, mostrar nem um só traço da sua já respeitável idade, quando nos referimos a peças contemporâneas. Depois de alguns pequenos ajustes para combinar com as preferências dos tempos que correm, o UR-102 "Reloaded" foi apresentado numa caixa em duas versões: titânio e preto Urwerk.


UR-102 "Reloaded" Titanium @ Urwerk

"O UR-102 é mais do que um símbolo", afirma Felix Baumgartner, mestre relojoeiro e cofundador da marca independente. "Ele representa a minha entrada na AHCI (Académie Horlogère des Créateurs Indépendants). E ele representa também a minha primeira colaboração com Martin Frei, os nossos primeiros passos no mundo da alta relojoaria, os nossos primeiros sonhos de independência”.

O UR-102 está agora de regresso ás bancadas de relojoeiro da Urwerk na forma do UR-102 "Reloaded". E ao longo de mais de duas décadas, o relógio cresceu, tanto em força como em tamanho, apresentando agora uns respeitáveis 41 mm de diâmetro em comparação aos 38 mm da sua versão original. E embora o tamanho possa ter mudado, o modelo continua visualmente tão agradável como sempre. A sua coroa funde-se agora com a caixa, tendo passado para as 4 horas. A fonte dos marcadores de horas e minutos foi redesenhada, com novas informações no mostrador.


Acima de tudo, este modelo distingue-se pelo design muito clean e inovador, como afirma Martin Frei, director artístico e co-fundador da Urwerk.

"Desde o início, tínhamos a profunda e íntima convicção de que focarmo-nos nas horas errantes era o nosso caminho. No meu caderno de esboços, comecei a esboçar alguns desenhos que serviram de base para o nosso trabalho. Estávamos mais do que entusiasmados, estávamos eufóricos. Para este UR-102, o nosso conceito apresentava um indicador de tempo que parecia um verdadeiro corpo celeste. Um elemento que captava a vibração do Sputnik, o primeiro satélite artificial feito pelo homem. A trajetória do satélite do nosso ponteiro de horas seguia um semicírculo de minutos do 0 (ascensão) ao minuto 30 (o firmamento) e desaparecia no minuto 60 (descida).”

UR-102 "Reloaded" Black @ Urwerk

Felix Baumgartner diz que o UR-102 “Reloaded” reteve esse impacto visual:


“O azul do UR-102 original é uma característica distinta que queríamos manter: alumínio brilhante, intenso e anodizado. Se observarmos o UR-102 "Reloaded" na sua versão em titânio, consegue-se perceber que a escala de minutos é no mesmo azul. São essas pequenas pistas espalhadas pelo relógio que constituem o pedigree do UR-102 "Reloaded". O mesmo é válido para a coroa do UR-102 "Reloaded".
"Redesenhamos e mudamos ligeiramente a coroa. A migração da coroa ocasionou a necessidade de alteramos a abertura para a leitura das horas. Deixando de ser um semicírculo perfeito, esta ‘janela’ é agora mais larga e com arestas inclinadas, o que lhe confe um aspeto mais fresco e dinâmico”, acrescenta Martin Frei.

O UR-102 "Reloaded" é apresentado numa edição limitada de 25 peças e compreende as versões "Titanium" e “Black”. O preço é de CHF 56.000 (francos suíços / antes de impostos).


Para mais informações sobre a Urwerk, aceda ao sitio da marca aqui.

66 visualizações0 comentário
bottom of page