top of page

Construção e Acabamentos para entusiastas e coleccionadores

Todos gostamos de sentir os relógios no pulso. Todos gostamos de compreender os seus mistérios mecânicos. Mas a construção ou o acabamento de componentes parece-nos, invariavelmente, um horizonte muito distante. No IPR fomos várias vezes avisados de que a construção de componentes não é para entusiastas, é trabalho sério que deve ser deixado apenas aos profissionais.



Polimento de fundo de relógio
Polimento de fundo de relógio


A relojoaria é um assunto extremamente sério para nós. Muito sério. Tão sério como todos os outros prazeres da vida. Há algumas décadas atrás a relojoaria tinha outro tipo de seriedade. A seriedade de quem precisava de chegar a horas ao trabalho, de quem precisava de cronometrar um mergulho no mar, ou de quem precisava de saber quanto tempo tinha para terminar um exame. Esta era uma seriedade pesada. Actualmente este peso foi delegado para aparelhos electrónicos sem alma. Para os relógios ficou uma seriedade muitíssimo mais importante, a seriedade do prazer. Não há assunto mais sério do que o prazer. No seu leito de morte ninguém contempla a vida e pensa para si próprio: "fui pontual a vida toda, isso sim foi viver", queremos acreditar que nestas situações o conforto vem maioritariamente do prazer que a vida nos proporcionou e, hoje em dia, os relógios desempenham um papel muito sério nesse prazer.


Por esta razão não concordamos que o prazer da construção de partes de um relógio, ou do acabamento de uma caixa de relógio deva ser completamente afastado de coleccionadores e entusiastas.


Neste sentido criámos um conjunto de 3 formações destinadas o tema:



- CONSTRUÇÃO E ACABAMENTOS EM RELOJOARIA -







Hoje, dia 7 de Janeiro, tem início a primeira sessão da formação "Acabamentos de Relojoaria em Fábrica". Esta é uma experiência que decorre na fábrica de polimentos B&C, Lda., na qual todos os alunos vão aprender a polir e lapidar, entre outras técnicas.


Como a formação decorre junto ao Porto, pela altura em que estamos a publicar este artigo, já os alunos de Lisboa estão em viagem há umas horas.


Após uma visita guiada à fábrica, na qual vamos ficar a conhecer uma máquina de limpeza por ultra-sons do tamanho de uma volkswagen pão de forma, ou uma CNC de polimento automático com capacidade para polir e lapidar 8 caixas de relógio, iniciamos a formação com um dos polidores mais experientes do nosso país e o próprio director da fábrica B&C, Lda.: Pedro Calçada.


Ao longo do dia vamos publicar aqui várias fotos e vídeos acerca desta primeira formação, fique atento.



Formação a decorrer...

 

9:30h - Café seguido de visita Guiada.




 

11h - Demonstrações







 

14:00h - Lapidação







 

Lapidação - ângulos






190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page