top of page

Cuervo y Sobrinos | 1950 | Prata

Atualizado: 27 de jul. de 2022

Série: GRANDES MARCAS

 

Por: Sílvio Pereira

 



- Tipo: Relógio de Bolso.

- Data: 1950

- Funções: Horas e minutos.

- Número de Série: Não tem

- Manufactura: Cuervo y Sobrinos.

- País - Suíça

- Calibre: Formato pontes clássicas.

- Protecção do movimento:Guarda pó

- Tipo de Escape: Âncora Suíça

- Balanço: Níquel, com espiral plana

- Reserva de Marcha: 36 horas

- Frequência: 21600 A/h

- Rubis: 17

- Material da caixa: Prata

- Mostrador: aço pintado.

- Pequenos segundos: Não tem

- Caixa Dimensões: 40,3mm

- Espessura: 13,6mm

- Peso: 47,00g

- A mola real é accionada através de coroa às 12 horas.

- Ponteiros: Horas e Minutos dourados estilo Luís XV

- Numerais: Arábicos para as horas e marcadores para os minutos.

- Vidro: Plexiglass

- Numeração da caixa: Não tem

 

HISTÓRIA DA CUERVO Y SOBRINOS





Cuervo y Sobrinos é uma marca histórica de relógios suíços, é considerada como a única e genuína que possui um legado latino autêntico e comprovado. E costuma-se dizer que os relógios Cuervo y Sobrinos têm “alma latina e coração suíço”.


Estas máquinas de medir o tempo são uma combinação de luxo, elegância, exotismo, criatividade e qualidade excepcionais. Por esse motivo, os Cuervo y Sobrinos são, além disso, considerados uma mais-valia para a indústria relojoeira suíça.



Então, o que é que torna os relógios Cuervo y Sobrinos únicos?


Possuem uma posição única na indústria relojoeira suíça com a sua identidade e tradição que o diferencia de outras marcas de relógios suíços. Obviamente, é o legado e a história, juntamente com rigorosos controles de qualidade, que ostenta a marca Cuervo y Sobrinos.


Vamos agora analisar mais em pormenor a história desta marca e tudo o que a tornou tão especial.


Um pouco de história


A marca Cuervo y Sobrinos não existiria agora na indústria relojoeira se Marzio Villa, um empresário italiano, não tivesse descoberto a Boutique da marca abandonada numa das suas viagens a Havana em 1997. Marzio Villa de imediato relançou e reabriu a marca e a Loja Cuervo Sobrinos em Havana no ano de 2003. E, como resultado, tornou-se a primeira marca de relógios de luxo a ter uma loja em Havana ao lado do espetacular museu da marca.


Ao restaurar a loja Cuervo y Sobrinos em Havana, Marzio Villa deu vida à história de uma marca de relógios que permaneceu intocada e trancada em cofres de aço durante muitos anos.


Então, por que uma loja tão histórica e tão icónica no centro de Havana foi abandonada pelos seus fundadores? Aqui está a resposta.




Antes da revolução cubana


Ramon Fernandez Cuervo


A Cuervo y Sobrinos foi originalmente criada no ano de 1882 por um imigrante do norte da Espanha, Ramon Fernandez Cuervo. Começou com uma joalharia na Calle de la Amistad, em Havana no ano de 1862. Foi depois disso, em 1882, que fundou a Cuervo y Sobrinos com os seus sobrinhos como sócios.


A década de 1880 testemunhou o sucesso máximo da marca de relógios e jóias Cuervo Y Sobrinos, pois os viajantes que se deslocavam a Havana eram abastados. Turistas de todo o mundo visitavam Havana para aproveitar a sua vida em ritmo lento. E, como resultado, a procura pelos relógios da família Cuervo tornou-se mais intensa do que a de rum branco ou charutos cubanos.



Além dos relógios desenhados internamente, a loja Cuervo Y Sobrinos também vendia relógios de outras marcas de prestígio, como Longines, Rolex e Vacheron, projetados exclusivamente para eles, com o nome da marca Cuervo Y Sobrinos afixado.







A loja física da Cuervo Y Sobrinos encontrava-se inicialmente localizada na Calle del Teniente Rey 13, Mas à medida que o negócio crescia e prosperava, surgiu a necessidade de mais espaço. E, como resultado, a loja física de Cuervo Y Sobrinos foi transferida para Calle de la Muralla 37 em 1897.


O fundador da Cuervo Y Sobrinos, Sr. Ramon Fernandez Cuervo, faleceu em 1907. Um de seus sobrinhos, Sr. Armando Fernandez y Rio, assumiu a responsabilidade de administrar a marca e continuou a trabalhar para o crescimento da empresa. A marca obviamente cresceu como uma empresa familiar com habilidades inatas para o negócio que passavam de geração em geração. Além disso, Cuervo Y Sobrinos teve muitas figuras inspiradoras como seus patronos. As personalidades famosas do século XX, incluindo Clark Gable, Ernest Hemingway, Winston Churchill e Albert Einstein, consideraram os relógios Cuervo Y Sobrinos uma escolha inteligente.



A marca começou a crescer e a expandir a sua rede até que a revolução cubana tomou conta de Havana no ano de 1953. Duas novas lojas Cuervo Y Sobrinos foram abertas nos anos de 1917 e 1918 na Calle San Rafael y Aguila. Em 1920, a empresa expandiu as suas operações para a Europa com um escritório em Paris para comércio de joias e um espaço em Pforzeihm na Alemanha exclusivamente para a compra de pedras preciosas.


A Cuervo Y Sobrinos achou por bem construir uma fábrica de relógios em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, uma cidade famosa pela relojoaria. Com ampla expansão e crescimento, a Cuervo Y Sobrinos foi registada como uma empresa de capital aberto em 1932, o que ajudou a encontrar gerentes mais talentosos de fora da família Cuervo. E na década de 1940, Cuervo Y Sobrinos tornou-se uma das marcas mais populares do continente americano.


Havana era uma cidade luxuosa e cheia de turistas de todo o mundo e, como resultado, os negócios da cidade explodiram na década de 1950. A boutique Cuervo Y Sobrinos acabou por se tornar uma grande atração em Havana. Muitas personalidades famosas, incluindo Neruda, Hemingway, Churchill e Gable, visitaram a loja Cuervo Y Sobrinos durante as suas estadias em Havana.


Durante a revolução cubana


As coisas pioraram abruptamente para a Cuervo Y Sobrinos quando a Revolução Cubana eclodiu em Havana em 1953. A marca foi nacionalizada em 1965, e um declínio acentuado foi testemunhado no crescimento da empresa. Depois disso, apenas relógios militares eram produzidos para o exército cubano. A família Cuervo teve que deixar as suas lojas trancadas e fugir do local com o que pudessem levar. Como resultado, a boutique Cuervo Y Sobrinos permaneceu fechada com todo o acervo em cofres de aço durante os 40 anos seguintes. A marca entrou num estado de adormecimento, e nenhum relógio foi produzido no período entre 1965 e 1997.


O renascimento da Cuervo y Sobrinos


A marca foi ressuscitada do seu estado de adormecimento por Marzio Villa e Luca Musumeci em 1997, e uma nova era começou para os relógios Cuervo Y Sobrinos. Em 2001, começou o desenvolvimento dos primeiros revendedores autorizados de relógios Cuervo Y Sobrinos em Itália. Com o tempo, a empresa expandiu-se para os EUA, Alemanha e Rússia.


Os relógios Cuervo Y Sobrinos foram exibidos na Baselworld pela primeira vez em 2002. A série de relógios Cuervo Y Sobrinos, como o “Prominente”, “Torped” e “Esplendidos”, foi apresentada durante esta exposição. Além disso, a série “Robusto” foi apresentada durante a celebração do 125º aniversário da marca em 2007.


Em 2009, a Cuervo Y Sobrinos foi a primeira marca de relógios de luxo a lançar a sua própria loja em Cuba. A marca comemorou seu 135º aniversário em 2017, lançando um relógio especial de edição limitada “Historiador".


Uma equipa de investidores adquiriu a Cuervo Y Sobrinos em 2018 e Massimo Rossi tornou-se o CEO da empresa.


Edição comemorativa dos 500 anos da cidade de Havana


E em 2019, a marca comemorou os 500 anos da cidade de Havana com o lançamento da série de edição limitada “Historiador 1519”, cujo fabrico foi limitado a apenas 500 peças.


O must dos relógios Cuervo Y Sobrinos


Cada relógio Cuervo Y Sobrinos tem a sua história e o seu legado bem marcados. O detentor de um Cuervo não usa apenas um relógio, mas a sua história e evolução durante muitos anos. Além disso, cada relógio da Cuervo Y Sobrinos é fabricado e projetado individualmente. Portanto, cada um tem uma personalidade única. Os mostradores de fácil leitura, juntamente com funções adicionais, tornam-nos ideais para todo o tipo publico, mesmo os mais exigentes.


A empresa também dá muita atenção aos detalhes, principalmente os minuciosos trabalhos de construção das caixas e mostradores, assim como as pulseiras exclusivas que lhes conferem individualidade. Afinal, os relógios Cuervo Y Sobrinos não são apenas bonitos para os olhos.


Os relógios Cuervo Y Sobrinos são feitos para durar. A marca garante a longevidade dos seus relógios, fornecendo uma garantia total de dez anos a partir da data de compra. A empresa garante que os seus relógios nunca serão uma dor de cabeça para o seu detentor, fornecendo relógios que permitem apreciá-los e usá-los durante muitos e muitos anos.


Agora, o mais difícil é a escolha de um relógio Cuervo Y Sobrinos. A alma latina destas peças garante que se devem aproveitar estes relógios ao máximo. A única coisa que é preciso fazer é escolher o modelo que mais o surpreenda.


Marcos históricos


1862

Ramón Fernández Cuervo, imigrante do norte da Espanha (Astúrias), estabeleceu a sua primeira joalharia na Calle de la Amistad, em Havana. Este negócio foi o precursor da marca Cuervo y Sobrinos.


1882

Fundação da Cuervo y Sobrinos Dom Baldomero, Dom Teodomiro, Dom José Maria, Dom Armando, Dom Plácido e Dom Lisardo, os chamados 'novos', juntaram-se a Ramón Fernández Cuervo no novo negócio. Neste momento, a loja da empresa estava localizada na Calle del Teniente Rey 13.


1897

A loja prosperava e o negócio em crescimento exigia mais espaço, o negócio mudou para Calle de la Muralla 37.


1907


Faleceu o Sr. Ramón Fernández y Cuervo. Seu sobrinho, D. Armando Fernández y Río, assumiu a direção da empresa.


1917

Cuervo y Sobrinos abriu uma nova loja na Calle San Rafael y Aguila.


1920

Tendo decidido expandir as suas operações, a Cuervo y Sobrinos abriu duas instalações na Europa, um espaço em Pforzheim, Alemanha, para compra de pedras preciosas exclusivas e um escritório em Paris, França, para comércio de joias.


1932

À medida que o negócio continuou a crescer, o estatuto jurídico da empresa mudou de uma sociedade de responsabilidade limitada para uma sociedade anónima. Essa mudança ajudou a perpetuar o crescimento e atrair novos talentos de fora da família Cuervo.


1940


Durante a década de 1940, a reputação da empresa espalhou-se e a marca tornou-se uma das mais conhecidas no continente americano.


1950

Os loucos anos 50. Havana era a cidade mais luxuosa do Caribe e um dos lugares mais modernos e enérgicos do continente americano. A Boutique tornou-se um destino imperdível para alguns dos visitantes mais ilustres de Havana. Caruso, Churchill, Einstein, Gable, Hemingway e Neruda foram apenas alguns dos ilustres visitantes da boutique Cuervo y Sobrinos.


1965 - 1996


A boutique Cuervo y Sobrinos foi nacionalizada pelo governo. Isso fez com que a empresa sofresse um período de declínio. Continuou a produzir relógios militares para o exército cubano que foram utilizados durante a intervenção do país em Angola.


Pouco tempo depois, a empresa ficou inativa e não fabricou relógios durante esse período. No entanto, os antigos modelos da marca ainda atraíam muito interesse entre os colecionadores.


1997

Luca Musumeci e Marzio Villa reviveram o nome Cuervo y Sobrinos e o alvorecer de uma nova era começou.


2001


Inicialmente, a Cuervo y Sobrinos abriu revendedores autorizados em Itália e em Espanha. A partir daí, a empresa expandiu-se para a Alemanha, Rússia e EUA.


2002

Cuervo y Sobrinos expôs na Baselworld pela primeira vez. A marca apresentou as coleções “Esplendidos”, “Prominente” e “Torpedo”.


2003

A empresa criou o 'Prêmio Latino', reconhecendo as realizações das principais figuras latinas. O prémio inaugural foi atribuído ao cineasta espanhol Pedro Almodóvar.


2005

A marca de luxo apresentou seu primeiro calibre de cronógrafo interno, o CYS 2450.


2008

A marca estabeleceu sua sede e atelier na margem do lago Capolago, no cantão de Ticino.


2009

Cuervo y Sobrinos abriu o seu museu e boutique em Havana no centro histórico.


2012

Cuervo y Sobrinos completou 130 anos com o lançamento de uma edição limitada do “Historiador”.


2017

Ansiosa para comemorar seu 135º aniversário, a marca apresentou uma edição especial e limitada “Prominente”.


2018

A empresa foi adquirida por uma equipa de investidores da indústria relojoeira. Massimo Rossi tornou-se o CEO.


2019

O “Historiador 1519” foi apresentado. Este relógio de edição limitada, restrito a 500 peças, foi projetado em 2008 para marcar o 500º aniversário de Havana.


2022


Cuervo y Sobrinos completa 140 anos.















145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page