top of page

Tissot | 1960 | Plaqueado

Série: GRANDES MARCAS

 

Por: Sílvio Pereira

 

- Relógio de Bolso tipo Lepine. Datado de 1960

- Funções: Horas, minutos e segundos

- Número de Série: Y511.210

- Manufactura: Tissot

- País - Suiça

- Calibre: Formato Pontes clássicas. Unitas 6497

- Protecção do movimento: Guarda pó em latão

- Tipo de Escape: Âncora Suiça

- Balanço: Glucydur, com espiral plana

- Reserva de Marcha: 36 horas

- Frequência: 18000 A/h

- Rubis: 17

- Material da caixa: plaqueado a ouro

- Mostrador: esmalte sem imperfeições ou cabelos

- Pequenos segundos: Às 6horas

- Diâmetro da caixa: 48,1mm

- Espessura: 12,1mm

- Peso: 75,63g

- A mola real é accionada através da coroa às 12 h..

- Ponteiros: Em forma de pera. Accionados pela coroa.

- Numerais: Romanos para as horas até às 12 e Arábicos das 13 às 24. Indexes para os minutos.

- Vidro: Em óptimo estado.

- Numeração da tampa de caixa: Y511.210


Apreciação geral - Relógio de uma das marcas mais importantes e mais antigas da relojoaria mundial, em óptimo estado geral de conservação. Funciona perfeitamente.


 

Outros exemplares da colecção


Tissot | PR 516-GL |1970



Apesar de não se enquadrar no tema destes artigis sobre relógios de bolso, há uma ligação muito grande entre o autor do artigo e este PR 516 GL, uma vez que foi o seu primeiro relógio, para o qual teve que trabalhar durante 3 meses de férias da escola para o aduirir. Foi o seu primeiro emprego e o seu primeiro ordenado com apenas 12 anos, no longínquo ano de 1972.

 

HISTÓRIA DA TISSOT



O princípio de tudo


A Alemanha e a Holanda lideraram a relojoaria no século XVII com invenções como a corrente do fuso e a espiral do balanço, respectivamente. O século XVIII trouxe o domínio dos relojoeiros ingleses, cujas inovações técnicas ainda são encontradas nos movimentos mecânicos de hoje.

Entretanto, a Suíça apareceu. O mestre relojoeiro suíço Abraham-Louis Breguet foi um inventor extraordinário, cujas realizações incluíram o turbilhão, um dispositivo rotativo para neutralizar os efeitos da gravidade num relógio de bolso; o anti-choque, um mecanismo de absorção de choque; e a espiral de balanço, 'espiral Breguet'. Camponeses e agricultores na Suíça ocupavam os meses de inverno a fazer componentes de relógios para empresas de relojoaria com sede em Genebra, o que permitiu que a indústria relojoeira da Suíça crescesse enormemente no século XIX.

Mas a Suíça em meados do século 19 não era o país rico que é hoje, e era um país com um grande fluxo social e económico. No século XIX, a pobreza e a falta de oportunidades de trabalho fizeram com que muitos suíços procurassem os seus futuros noutros lugares, principalmente na América do Norte e do Sul. A relojoaria provaria ser uma indústria fundamental durante esse período para estabelecer a estabilidade económica e a eventual prosperidade na Suíça.



O Jura - o coração da relojoaria Suiça



Jura


O Jura é uma cordilheira ondulada no noroeste da Suíça e ocupa cerca de um oitavo do país.


Durante mais de um século, 90% da produção de relógios suíços está concentrada no Jura. Esta região ficou conhecida como 'Watch Valley – a Terra da Precisão'. Nesta região foi lançada no início dos anos 2000 o caminho histórico da Rota da Relojoaria, com aproximadamente 200 km de extensão. As 38 etapas do percurso formam uma espécie de peregrinação relojoeira que passa pelos mais famosos fabricantes de relógios e museus especializados, e onde estão expostas obras-primas únicas.


O nascimento e Crescimento da Tissot



Charles-Félicien Tissot e Charles-Emile Tissot


Em 1 de julho de 1853, Charles-Félicien Tissot, um montador de caixas de ouro, fundou a Ch. Félicien Tissot & Fils em Le Locle no Jura, com seu filho Charles-Emile Tissot, um relojoeiro.


Primeiro logotipo da Tissot


A Tissot começou a sua actividade na cidade de Le Locle como um comptoir d'établissage, que consistia numa rede de trabalhadores independentes altamente especializados e que produziam as diferentes peças de relógio, para depois serem montadas e vendidas no comptoir.


Le Locle


O foco de relógios da Tissot estava em relógios de bolso, relógios pendentes luxuosos ou relógios com complicações, na época destinados principalmente ao mercado dos Estados Unidos. Em 1858, o filho fundador, Charles Emile Tissot, deixou a Suíça viajou até à Rússia onde vendeu com sucesso relógios de bolso Tissot 'Savonnette' em todo o enorme e influente império russo, começando por vender relógios de caçador aos oficiais que guardavam o palácio do czar.


Fábrica da Tissot no início do século XX


Em 1900 a Tissot ganhou um prémio altamente cobiçado, o Grand Prix em Paris, o mesmo ano em que a cidade sediaria os 2º Jogos Olímpicos. Ao mesmo tempo, a Tissot foi pioneira numa longa história de colaboração com os seus embaixadores, com um dos seus relógios de pulso a ser usado pela icónica atriz Sarah Bernhardt, a atriz de teatro mais bem sucedida da sua época. No final de 1917, foi criada a sociedade Tissot & Fils SA e tornou-se fabricante com a introdução da produção de peças de movimentos. Em poucos anos, a Tissot conseguiu criar uma notável presença no mercado relojoeiro mundial.


Fusões e o turbulento século XX


Em 1930, a Tissot e a Omega fundiram-se para formar a primeira associação relojoeira suíça, a SSIH ( Société Suisse pour l'Industrie Horlogère). Os relógios da era Tissot-Omega são muito procurados pelos colecionadores. O quartzo, a maior revolução do século 20 na indústria relojoeira, também passou pela Suíça. Embora o primeiro relógio de quartzo tenha sido desenvolvido no Centre Electronique Horloger (CEH – Centro de Relógios Eletrónicos) em Neuchâtel em 1967, os relojoeiros suíços não capitalizaram essa inovação. Na década de 1970, a indústria relojoeira suíça estava em grave crise, decorrente do advento de relógios de quartzo de grande sucesso, dominados pelos japoneses.


A indústria relojoeira suíça seria salva quando o relógio renascesse como acessório de moda através da Swatch. Este relógio de quartzo analógico, que combinava alta qualidade e designs emocionantes com um preço baixo, foi lançado pela primeira vez em 1983 e tornou-se uma sensação da cultura pop e um enorme sucesso global na década de 1980. Não há dúvida de que a Swatch salvou a indústria relojoeira suíça da sua queda e ajudou a impulsioná-la. Trinta anos após a 'crise' na indústria relojoeira suíça, esta tornou-se novamente um dos setores económicos mais prósperos da Suíça e mais uma vez sinónimo de qualidade e prestígio.


Em 1983, Nicolas G. Hayek da Swatch, que tinha sido encarregado de auditar o setor relojoeiro suíço, recomendou a fusão dos principais grupos de relojoeiros da época: a SSIH (principalmente Tissot e Omega) e ASUAG (uma holding da fabricantes de peças em bruto de movimentos e componentes). O grupo, que então se chamava SMH (Swiss Corporation for Microelectronics and Watchmaking Industries Ltd.), se tornaria The Swatch Group em 1998, do qual a Tissot faz parte até hoje. O Swatch Group é hoje o maior produtor e distribuidor de relógios do mundo.


Fábrica da Tissot na actualidade


Património, inovação e prestígio global


“Tissot - mais do que um relógio.”


A Tissot é definida pelo seu conhecido slogan - 'Inovadores por Tradição'. A empresa orgulhosamente tem sua sede na cidade de Le Locle, na área de Neuchâtel, nas montanhas do Jura, desde 1853, com uma presença altamente visível em 160 países, incluindo muitas luxuosas boutiques Tissot e pontos de venda em joalherias e relojoarias de alta qualidade em todo o mundo. O spread de distribuição da Tissot é inigualável por qualquer outra empresa relojoeira Suíça.


A inovação invejável e inovadora da Tissot permitiu o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia, materiais especiais e funcionalidades avançadas. Com uma gama mais ampla e versátil de relógios de alta qualidade a um preço atraente do que qualquer outra marca de relógios suíça, a Tissot também está empenhada em tornar a excelência acessível.


Temos uma veia criativa tão forte porque somos um verdadeiro multiespecialista.”François Thiébaud (Presidente da Tissot).


É a Suíça no coração da Tissot que torna a marca tão distinta. O + no logotipo da Tissot é o mesmo da bandeira suíça, simbolizando a qualidade e a confiabilidade que a Tissot orgulhosamente demonstra desde 1853. É por isso que esta marca inovadora permanece na sua casa em Le Locle nas montanhas suíças do Jura, mantendo sua identidade em toda a sua essência.


Colecções


Os relógios da Tissot são disponibilizados em várias variações técnicas, por isso existem muitos modelos com movimento automático e de quartzo, e ocasionalmente também com células solares como fonte de energia. A maioria dos modelos também são oferecidos em diversos designs, como opcionalmente com caixa em aço inoxidável, ouro, titânio, platina ou combinações de vários metais (bicolores), com mostradores com design diferenciado e vários tipos de pulseiras.


Hoje a coleção Tissot está dividida num total de sete gamas de produtos:


T-Touch


Relógios tácteis multifuncionais, onde funções como cronógrafo, altímetro, bússola, alarme, termômetro, barômetro, data e hora podem ser accionados tcom toque no vidro de relógio de safira equipado com sensor. As coleções incluem T-Touch Export Solar e T-Touch Lady Solar.



T-Sport


A gama T-Sport da Tissot inclui os seus relógios desportivos e de mergulho. Dentro da gama estão coleções famosas e muito apreciadas, como o PRS 516, V8, Seastar 1000, T-Race e muitos mais. A coleção é composta principalmente por relógios masculinos, mas também existem alguns modelos desportivos femininos.



T-Lady


A gama T-Lady é onde encontraremos alguns dos relógios femininos mais emblemáticos da Tissot. Como as coleções Flamingo, Lovely, Generosi-T e Cera. Alguns modelos são ainda equipados com diamantes verdadeiros e mostradores de madrepérola.



T-Classic


A gama T-Classic inclui principalmente designs clássicos, discretos e intemporais. É aqui que se juntam das coleções Luxery, Bridgeport, Couturier e Tradition. Mas também modelos como o altamente elogiado T-Complication Squelette estão incluídos nesta gama, o que a torna muito versátil.



Heritage


A gama Heritage da Tissot inclui relógios dos primórdios da Tissot em reedições. Lançado pela primeira vez por ocasião do aniversário de 150 anos da empresa em 2003. Hoje encontraremos o Heritage Navigator e um dos automáticos mais vendidos por esta empresa suíça, O património Visodate.



Relógio de Bolso


Mantendo-se fiel ao seu património. A Tissot ainda fabrica relógios de bolso, exactamente como quando começou em 1853. Não são apenas a prova do bom espirito vintage da marca, mas também da sua experiência. As coleções incluem os relógios de bolso Lepine, Savonnette e os muito especiais Musical Seasons, que podem tocar música através de peças mecânicas.



T-Gold


A gama T-Gold inclui todos os relógios de ouro da Tissot. É uma vasta coleção que cresce de ano para ano. Alguns dos relógios mais recentes e elegantes desta gama são os novos 18 kt. Coleção Gold Vintage, disponível nas versões masculina e feminina.



Inovações


Os relógios Tissot fizeram incursões em todas as áreas, tanto em formas como em materiais. Um dos principais destaques foi o Tissot Astrolon, lançado em 1971. Foi o primeiro relógio mecânico do mundo, feito em plástico. O icônico relógio Tissot Rock, lançado uma década depois, em 1985, a caixa do relógio foi feita de pedra natural dos Alpes Suíços. Em 1988, a Tissot voltou-se de novo para a natureza quando fez um relógio em madeira.

O compromisso com a inovação e os avanços tecnológicos na indústria relojoeira está no coração e na alma da Tissot. Basta observar a linha do tempo das inovações que descrevemos abaixo para ver como a inovação destacou a Tissot ao longo de todos estes anos. Nem todas as inovações resultaram em sucesso, mas apesar de ter havido algum flop ocasional, a Tissot tem continuado a inovar ao longo dos séculos e a ultrapassar os limites do que esperamos de um relógio de pulso.


  • Relógio de bolso TWO TIME ZONES de 1853 , uma maravilha produzida em massa da época que lançou o nome Tissot para o mundo.


  • RELÓGIO DE PENDENTE de 1878 feito em ouro com diamantes e esmalte para o mercado russo.


  • Os relógios TISSOT PRINCE 'BANANA' de 1916 incorporaram uma caixa curva e estilo Art Deco para o deleite dos clientes europeus e russos.




  • 1929 TISSOT HERMETIC, um relógio com um movimento com escape de âncora e com ajuste automático quando sujeito a mudanças de temperatura.



  • 1930 TISSOT ANTIMAGNÉTIQUE, o primeiro relógio de pulso não magnético do mundo.



  • 1951 TISSOT NAVIGATOR, o primeiro relógio de pulso automático do mundo com 24 fusos horários exibidos sem manipulação.



  • 1954 TISSOT VISODATE, relógio de pulso com data.


  • 1965 TISSOT PR 516: Particularmente Robusto (PR) com a primeira pulseira com furos registrada no mundo - inspirada no volante dos carros de corrida.



  • 1968 TISSOT CARROUSEL, um relógio com lunetas intercambiáveis, com uma campanha publicitária muito inspirada nos Jogos Olímpicos da Cidade do México naquele ano.





  • 1971 TISSOT ASTROLON (também conhecido como IDEA 2001), foi o primeiro relógio mecânico de plástico do mundo.



  • 1985 TISSOT ROCKWATCH, o primeiro relógio de pulso do mundo com caixa em pedra natural (granito e outras pedras).



  • 1986 TISSOT TWOTIMER, o primeiro relógio de pulso do mundo com hora analógica e digital e sete funções operadas através de uma única coroa.


  • 1989 TISSOT WOODWATCH, relógio de pulso com caixa de madeira.



  • 1991 TISSOT CERATEN, com caixa de cerâmica resistente a riscos.



  • 1999 TISSOT T-TOUCH, o primeiro relógio tátil (toque) do mundo com novas funções instrumentais - a primeira tecnologia de vidro sensível ao toque real no mercado, quase uma década antes dos Telemóveis adaptarem essa característica como padrão.



  • 2009 TISSOT SEA-TOUCH, um relógio de alto desempenho para mergulhadores com resistência à água até 200 metros.



  • 2011 TISSOT LE LOCLE ganha o primeiro prémio no International Timing Competition.



  • 2014 TISSOT T-TOUCH SOLAR, o primeiro relógio tátil do mundo alimentado por energia solar.


Tissot e o Desporto


O grande enfoque da marca tem sido repetidamente reconhecido no desporto global. Durante a sua ilustre história, a Tissot foi nomeada Cronometrista Oficial e Parceira da NBA, FIBA, CBA, MotoGP, FIM World Superbike, AFL, RBS 6 Nations Rugby e Campeonatos Mundiais de ciclismo, esgrima e hóquei no gelo.


"A Tissot sempre foi atraída pelo desporto.”François Thiébaud (Presidente da Tissot)


A Tissot teve uma brilhante estratégia de patrocínio global na qual aproveita o poder da marca dos principais desportos profissionais. Estes criam um ponto de venda para os seus relógios, identificando o veículo certo para cada mercado exclusivo. Um caso recente em questão é a Liga CBA (basquete) da China, que foi identificada como um desporto ideal para alcançar e atrair o consumidor chinês de classe média ascendente, bem como melhorar o reconhecimento da marca Tissot no maior e mais populoso país do mundo. As conquistas deste patrocínio foram tremendas para a Tissot e tornaram a marca de relógios suíços mais vendida na China.


Os relógios Tissot canalizam a paixão da marca pelos desportos, que são usados ​​como uma estética de design chave em muitos dos seus relógios de luxo.


Cronometria oficial


Tissot é um dos cronometristas oficiais mais proeminentes do mundo em vários tipos de desportos. Ser Cronometrista Oficial significa que a Tissot tem o privilégio e a enorme responsabilidade de cronometrar cada um destes desportos.

O apelo dos desportos está na competição, e o tempo é uma parte tão integral disso que acertar exatamente, vez após vez, é imperativo. A Tissot demonstrou a sua capacidade de fornecer precisão absoluta e é por isso que se tornou um parceiro confiável de alguns dos maiores desportos do mundo.

O tempo tem tudo a ver com precisão. Cronometrar qualquer um desses desportos não é tarefa fácil, quando se considera que as motos podem ser separadas por apenas milésimos de segundo na linha de chegada, ou os esgrimistas se separam em apenas um milissegundo. O tempo, a pontuação e as estatísticas nos desportos competitivos modernos não são simplesmente uma questão de contagem regressiva de segundos e contagem de posições. Análises e estatísticas são tremendamente importantes para todas as análises de adeptos, treinadores, atletas, comentadores e imprensa. A Tissot fornece tudo isso sempre com uma precisão perfeita.

Alguns dos desportos para os quais a Tissot é um Cronometrista Oficial orgulhoso incluem:


Moto GP



Motociclismo é velocidade em movimento.

Depois de ter estado envolvida no mundo rápido da condução de carros de corrida, a Tissot reforça ainda mais os seus laços no desporto motorizado identificando-se com o MotoGPTM e tornando-se seu Cronometrista Oficial em 2001. A associação da Tissot com os prestigiados eventos mundiais no mundo tecnológico do motociclismo reflecte a natureza da empresa e seus produtos, bem como a beleza por trás de seus movimentos.


Ciclismo




Andar de bicicleta é resistência em movimento.

A Tissot voltou a distinguir-se no mundo do ciclismo ao tornar-se o cronometrista oficial do Tour de France e de todos os contrarrelógios de ciclismo realizados pela Amaury Sport Organization (ASO). Em 2016, a relojoaria suíça emprestou a sua experiência num grande número de grandes contra-relógios, de Paris-Nice a Paris-Tours, La Flèche Wallonne, Tour de France e Vuelta a España. Em desporto cada segundo conta, contar com um cronometrista de altíssima qualidade é essencial. Este patrocínio significa que a Tissot pode atrair um grande número de entusiastas do ciclismo comprometidos com a resistência e o desempenho.


Esgrima



Esgrima é finesse em movimento.

Em 1996 tornou-se sócio da Fédération Internationale d'Escrime (FIE). A esgrima é um belo exemplo de tradição consagrada pelo tempo e precisão total, que são os pilares subjacentes da marca Tissot. A esgrima é um dos desportos mais antigos onde o tempo é crucial. A esgrima é uma escolha óbvia para uma empresa relojoeira e uma ilustração perfeita do ditado da Tissot “Inovação por Tradição”. Os campeões de esgrima precisam de grande destreza e capacidade de surpreender constantemente p seu oponente, para o deleite dos espectadores. É a beleza e a graça do gesto e do movimento que tornam a esgrima única e um parceiro tão especial para a Tissot.


Torneio das 6 nações de Rugby



Rugby é poder em movimento.

Em 2013 Tissot torna-se o Cronometrista Oficial do RBS 6 Nations Championship, o maior campeonato anual de rugby do mundo. O Rugby demonstra muitos dos valores fundamentais que são partilhados na Tissot, como o trabalho em equipa, o respeito, a disciplina e o amor pelo desporto. Estes campeonatos são, portanto, a plataforma perfeita para a Tissot mostrar a sua experiência em temporização num ambiente emocionante e internacional, que ao mesmo tempo representa o espírito poderoso e assertivo da marca.


Curiosidades Tissot


Aqui estão alguns fatos interessantes sobre Tissot:

- Os relógios Tissot foram usados ​​por Sarah Bernhardt, que escolheu Tissot como seu relógio de assinatura em 1900, e foi a primeira embaixadora de celebridades da Tissot.


- O que Elvis Presley, Grace Kelly e Nelson Mandela têm em comum? Eram todos fãs dos relógios Tissot.

- A sensação da música luso-brasileira dos anos 40, Carmen Miranda, também era conhecida por amar seus relógios Tissot

- James Stewart usou um relógio Tissot no clássico Rear Window de Alfred Hitchcock de 1954


- Alec Guinness usa um Tissot no clássico britânico de 1955 The Ladykillers


- Angelina Jolie usa um Tissot como a heroína em Lara Croft: Tomb Raider de 2003


- Vários personagens usam diferentes relógios Tissot durante a longa (2003-2013) série de comédia de sucesso Arrested Development

- Tanto Brad Pitt quanto Angelina Jolie usam relógios Tissot no thriler de espionagem de 2005 Mr and Mrs Smith


- Simon Pegg pode ser visto claramente a usar um Tissot T-Touch Expert Solar no filme de ação de 2015 Mission Impossible: Rogue Nation



86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page