top of page

Grand Prix d'Horlogerie de Genève (GPHG) - Os Vencedores

A cerimónia da 22ª edição do Grand Prix d'Horlogerie de Genève (GPHG), realizou-se no Théâtre du Leman em Genebra, a 10 de novembro de 2022, foram escolhidos os vencedores de 2022 em cada uma das quinze categorias principais.




Vamos começar pelo prémio principal o "Aiguille d'Or".


Aiguille d'Or


MB&F - Legacy Machine Sequential EVO


O Legacy Machine Sequential Evo da MB&F apresenta o revolucionário sistema Twinverter, criado por Stephen McDonnell. Na prática o que acontece é o seguinte:


1º se os dois cronógrafos estiverem parados são ambos iniciados,


2º se estiverem ambos em funcionamento são ambos parados,


3º se um está em movimento e outro não, premir o quinto botão (o botão de Twinverter) às 9h, pára, o que está em movimento e inicia o que está parado.


Na mesma caixa está portanto um conjunto de dois cronógrafos, independentes. O que permite a coexistência de um ponteiro de cronógrafo e um de recuperação, que pode funcionar de forma independente.


O comandado é composto por duas rodas de colunas, apresenta 4 totalizadores, dois de 60 segundos e dois de 30 minutos cada.


Ao todo há 5 botões, dois para cada um dos dois cronógrafos, e um quinto para a função Twinverter.


Entre outras inovações este cronógrafo tem uma embraiagem vertical que não funciona por fricção, engrena com duas rodas em simultâneo. O resultado é que o funcionamento do cronógrafo não perturba a amplitude do balanço.


Este relógio é uma verdadeira obra prima e não podia deixar de receber o prestigiado Aiguille d'Or.


Para mais informações, clique aqui





O relógio mais Icónico



TAG Heuer - Monaco Gulf Special Edition 2022

Este relógio é alimenta pelo Calibre Heuer 02, manufacturado pela marca.

Pela primeira vez, as três cores da Gulf estão bem presentes no mostrador, ponteiros com Super-Luminova®. Para proteger estes detalhes foi colocado um vidro em safira curvo e chanfrado, usado pela primeira vez num modelo Mónaco.

Para mais informações, clique aqui.





Turbilhão


H. Moser & Cie. Pioneer Cilíndrico Tourbillon Esqueleto

Este foi o primeiro relógio com turbilhão apresentado por um fabricante independente (H. Moser & Cie). O Pioneer Cylindrical Tourbillon Skeleton Calibre HMC 811, vem com um turbilhão voador de um minuto protegido por um vidro de cristal de safira e um caixa em aço robusta.

Para mais informações, clique aqui.




Calendário e Astronomia


Krayon Anywhere

Esta criação da Krayon é capaz de indicar a hora de pôr do sol e nascer do sol em qualquer lado do mundo. O Anywhere está disponível em duas versões, uma em ouro branco e outra em ouro rosa de 18K. Ambos com caixa de 39mm com uma espessura de apenas 9mm.

Para mais informações, clique aqui.




Excepção Mecânica


Ferdinand Berthoud Chronomètre FB RSM com Deadbeat Seconds

Chronomètre FB RSM é uma complicação original associada à tradição da formação relojoeira. Este relógio é um regulador que combina pela primeira vez um cronógrafo com um sistema independente de segundos mortos. Esta complicação foi desenvolvida com um jovem aprendiz de relojoeiro que lhe dedicou o seu projecto de fim de curso.



Cronógrafo


Grönefeld 1941 Grönograaf

Um cronógrafo que merece claramente este prémio é sem dúvida o Grönefeld 1941 Grönograaf. Uma das inovações mais curiosas desta máquina foi a introdução de um sistema que suaviza o regresso a zero do ponteiro de cronógrafo. Este movimento é normalmente muito agressivo e responsável pelo desgaste de várias peças, por vezes leva mesmo à descravação de ponteiros. A solução encontrada passa por um sistema com dois pesos de ouro, que aproveita uma força centrífuga para suavizar o processo, semelhante à que se encontra nos repetidores de minutos. Este sistema é um espetáculo de teatro relojoeiro visível no próprio mostrador. Ao observar o mecanismo é possível encontrar outras inovações como por exemplo alavancas com martelos de rubi.




Relógio de Mergulho


Tudor Pelagos FXD

Desenvolvido para um conjunto de especificações únicas criadas em colaboração com uma unidade especializada da Marinha Francesa, o modelo Pelagos FXD foi projectado para navegação submarina e é otimizado para uso profissional.


Desenvolvido em conjunto com os nadadores de combate da Marinha Francesa, o modelo Pelagos FXD é baseado em um conjunto de especificações tão precisas quanto exigentes. Por esta razão, inclui muitas características funcionais que são novas na TUDOR, como as barras de cinta fixas que são colocadas por usinagem no corpo principal da caixa de titânio de 42 mm para maior robustez e segurança.


Outro recurso específico deste modelo é o aro giratório de 120 entalhes. Bidirecional com graduação retrógrada de 60 a 0, não corresponde à norma ISO 6425:2018 de relógios de mergulho, mas atende às necessidades específicas do método conhecido como “navegação subaquática”, uma das especialidades dos nadadores de combate.




Complicação Masculina

Hermès Arceau Le temps voyageur for Men

Este Arceau de 41 mm de diâmetro em platina e titânio oferece uma nova forma de ler as horas mundiais. O mecanismo exclusivo designado "Travelling time", desenvolvido exclusivamente para a Hermès apresenta uma exibição de 24 fusos horários por meio de um disco circular e de um contador móvel. O módulo exclusivo de 122 componentes está alojado numa caixa de 4,4 mm de espessura. Um verdadeiro desafio técnico e estético, a complicação designada de "Travelling time" é integrada no movimento mecânico de corda automática Hermès H1837.





Relógio Masculino


Akrivia Chronomètre Contemporain II

À primeira vista, o RRCC02 preserva a aparência refinada da primeira edição. Mais uma vez esmalte grand feu, o mostrador mantém o anel caracterizado por algarismos romanos alternados.


O mostrador em esmalte vítreo é produzido à moda antiga – com mão habilidosa e pincel fino – e depois queimado no forno, processo que deve ser repetido várias vezes para obter o acabamento brilhante e indelével que define o verdadeiro esmalte. Uma vez perfeito, o mostrador de esmalte é polido com uma pasta abrasiva para afiar a superfície até que fique quase vítrea em sua suavidade.


A caixa é combinada com um mostrador esmaltado em preto piano – lustroso, preto profundo com acabamento brilhante – com todas as marcações em esmalte marfim. Aparentemente austero e monocromático à distância, o mostrador preto tem um detalhe decorativo visível apenas de perto: o registro dos segundos é finalizado com um padrão Gratte gravado à mão que é coberto com esmalte cinza translúcido.


Vire o relógio e o movimento RRCC02 tem um ar estranho, semelhante ao seu antecessor à primeira vista, mas revelando-se uma realidade diferente com um segundo olhar, como déjà vu depois de um sonho lúcido. Uma construção totalmente nova com construção e funções diferentes, o novo calibre foi cuidadosamente concebido para ecoar o design da primeira edição.


Um tambor fornece energia para a roda de balanço, o coração pulsante do relógio responsável por manter o tempo. E o outro aciona os segundos saltantes, permitindo que o ponteiro dos segundos salte para frente em passos de um segundo sem afetar a precisão do movimento. Esta construção de rodagens duplas é nova e contrasta com a configuração convencional de rodagem de única da primeira edição.





Relógio feminino


Parmigiani Fleurier Tonda PF Automático 36 mm

Ela não deixa margem para dúvidas; sua herança é cristalina. Ligeiramente reduzida em tamanho, a nova Tonda PF Automatic 36mm mantém os atributos do modelo que se tornou uma assinatura da marca: o Micro-Rotor Tonda PF. Equipada com um novo movimento automático interno de dimensões sutilmente menores, a Tonda PF Automatic 36mm apresenta-se em um formato adequado para um pulso mais fino. O relógio obviamente mantém todos os códigos estilísticos específicos de Parmigiani Fleurier: integração fluida e harmoniosa da caixa e bracelete de ouro rosa de 18 quilates, luneta serrilhada, mostrador minimalista finamente guilhochê e com marcadores de diamante. É um relógio de sobriedade austera e elegância discreta.



Jóia

Bulgari Serpenti Misteriosi

Alimentado pelo micromovimento interno Piccolissimo, um dos menores movimentos mecânicos até hoje, o relógio secreto Serpenti Misteriosi em ouro rosa combina artesanato espetacular e excelência decorativa com a experiência relojoeira suíça. Enrolando-se ao redor do pulso com uma sinuosidade distinta, a obra-prima da joalheria é embelezada com inserções de turquesa, diamantes de lapidação brilhante e olhos de rubelita hipnotizantes: uma celebração fascinante da natureza preciosa do tempo.


Relógio secreto Serpenti Misteriosi High Jewelry com micro movimento de corda manual de fabricação mecânica, BVL 100, de 12,30 mm de diâmetro, 2,50 mm de espessura, 1,30 gr de peso, reserva de marcha de 30 horas e frequência de 21.600 vph (3 Hz). Caixa e bracelete de 40 mm em ouro rosa 18K cravejada com inserções turquesa, diamantes lapidação brilhante e duas rubelitas para os olhos pavé.




Virtuosismo Artístico

Voutilainen Ji-Ku

Um dos maiores artistas de laca do Japão, Tatsuo Kitamura, cria obras de arte em laca que estão no auge da tradição japonesa. Ele traz um ofício que existe há centenas de anos no presente, exemplificando a paixão por preservar a alma, o espírito e a identidade da cultura tradicional japonesa expressa no período Edo. Este trabalho superlativo envolve-nos imediatamente a nível físico e só podemos admirar o empenho, paciência e dedicação necessários para criar estas obras de arte. O mostrador mostrado aqui, usando as técnicas de lacagem com Saiei Makie e Somata zaiku, leva vários meses de trabalho para ser concluído. As matérias-primas para sua criação são: Kinpun (pó de ouro), Jyunkin-itakane (folha de ouro), Yakou-gai (concha de grande turbante verde) e Awabi-gai (concha de abalone da Nova Zelândia).

Esta simbiose da tradição japonesa com as criações de alta relojoaria suíça de Kari Voutilainen representa uma obra de arte mecânica e visual abrangente que une o Oriente e o Ocidente em perfeita harmonia.




Petite Aiguille

(relógios com preço entre CHF 4.000 e CHF 10.000)


Trilobe Nuit Fantastiquie Dune Edition

O design desta criação privilegia o minimalismo e brinca com as percepções. O elegante mostrador granulado desafia as formas simétricas e é composto por quatro partes, três das quais em rotação permanente. Cru e organizado, este mostrador não estruturado abre três janelas distintas: o maior anel para horas; a roda dos minutos que aparece dentro de uma abertura; a roda dos segundos, que alterna entre um centro “Clous de Paris” e um anel azul.


O entrelaçamento dos minutos e segundos dá um vislumbre do infinito e do tempo que continua infinitamente, dentro de uma luneta no mostrador com acabamento acetinado e polido. Um toque que faz parte desse tempo posto em movimento, sempre no sentido anti-horário. Uma concepção X-Centric de relojoaria cara à Trilobe.


Para os entusiastas do chique vintage da década de 1930, esta edição Dune é o renascimento de um tom ardente e extravagante. Enfatizando e sublimando o símbolo do infinito através de um contraste de cores, o mostrador granulado de dunas desperta como grãos de areia em um deserto iluminado por um sol radiante.


Projetado para uma caixa de titânio grau 5, a edição Dune da coleção Nuit Fantastique presta homenagem à pureza do design do Trilobe.




Desafio

(relógios com preço abaixo de CHF 4.000)


MAD1 RED

O M.A.D.1 original lançado em 2021 era reconhecível graças aos seus destaques azuis; foi proposto exclusivamente aos fornecedores da MB&F, os “Amigos”, e aos membros do “The Tribe”, clube de proprietários da marca. No entanto, o feedback geral para o M.A.D.1 foi tão esmagadoramente positivo que uma versão de acompanhamento foi prometida para 2022, disponível desta vez para um público mais amplo: o M.A.D.1 RED.

O M.A.D.1 RED é construído na mesma plataforma que o M.A.D.1 original, com a mesma estrutura de caixa inovadora. Tem o mesmo mostrador de hora lateral, com dois cilindros giratórios para as horas e minutos. O movimento Miyota invertido e modificado, selecionado devido a seu rotor unidirecional (essencial para uma rotação fácil e de alta velocidade) é composto por uma lâmina tripla em titânio e tungsténio, a estrela da casa – especialmente quando o Super-LumiNova dar ares de sua graça! Mas o M.A.D.1 RED também tem suas próprias características especiais: o azul original foi alterado para vermelho cereja, e o aro ao redor do rotor é um pouco mais fino.




Relógio de Mesa Mecânico


A partir da coleção Objetos Extraordinários, o relógio de mesa Autómato Fontaine aux Oiseaux, é composto por ouro amarelo, ouro branco, ouro rosa, safiras coloridas, esmeraldas, granadas tsavorite, granadas mandarim, ametistas, diamantes, lápis-lazúli, turquesa, calcedónia, cristal de rocha, madrepérola, vegetal laca, laca, esmalte, marchetaria de casca de ovo, ébano, vidro, alumínio, aço, PVD preto, couro de cabra, autómatos e movimentos mecânicos, função 12 horas/minuto com indicação retrógrada, animação à chamada, animação musical à chamada, fole e faia.


Unindo a animação à chamada e uma mostrador com horas retrógradas, esta criação oferece um espetáculo duplo. Na lateral da base, uma pena move-se progressivamente ao longo da escala de tempo. Chegando às 12 horas, regressa ao ponto de partida para repetir a viagem no meio dia seguinte. Quando ativado – até cinco vezes seguidas – o autómato ganha vida por cerca de um minuto, revelando uma cena delicada. Graças ao movimento de seus vários elementos, a água do lago começa a ondular, como se fosse uma leve brisa. Um lírio d'água floresce lentamente enquanto uma libélula sobe no ar, batendo as asas e girando levemente. Os pássaros na beira do lago acordam, com o seu canto ressoando – graças a um conjunto que inclui um fole e uma caixa, imitando sons chilreantes. Levantam suas cabeças e movem suas asas para começar sua exibição do namoro. À medida que se aproximam, as suas pernas articuladas sobem uma após a outra num movimento surpreendentemente realista. Quando a cena termina, a libélula regressa ao seu esconderijo, os pássaros retomam suas posições originais e o nenúfar graciosamente fecha-se.


Este espetáculo é possível graças à colaboração de talentosos artesãos – fabricantes de autómatos, joalheiros, montadores, lacadores, esmaltadores, lapidários – que recriaram a graça da natureza nos materiais mais nobres.




Inovação


Van Cleef & Arpels pelo Lady Arpels Heures Florales Cerisier

Relógio Lady Arpels Heures Florales Cerisier, ouro rosa, ouro branco, diamantes brancos e amarelos, safiras rosa, madrepérola branca, pintura em miniatura, movimento mecânico de corda automática equipado com módulo de abertura de flores para exibição de horas e minutos laterais .


Para homenagear a natureza que a fascina desde 1906, a Maison inspirou-se no conceito de relógio floral (Horologium Florae), desenvolvido por Carl Von Linné, no seu livro Philosophia Botanica, de 1751. Nela, o botânico sueco evoca um plano de jardim hipotético composto por uma ampla variedade de plantas, cujas flores abrem e fecham em momentos específicos do dia para indicar as horas. A Van Cleef & Arpels assumiu este princípio para dar vida a duas novas criações: os relógios Lady Arpels Heures Florales e Lady Arpels Heures Florales Cerisier.


O seu mostrador tridimensional retrata poeticamente a passagem do tempo através da abertura e fechamento de 12 flores. Ler as horas torna-se um espetáculo à medida que as flores abrem e fecham, renovando a paisagem do mostrador a cada 60 minutos. Para dar vida ao mostrador, até 166 elementos são acionados, graças a um módulo inteiramente desenvolvido pelos artesãos de Les Ateliers Horlogers Van Cleef & Arpels em Genebra. Cada pétala deste jardim é articulada e conectada ao mecanismo do relógio, exigindo uma montagem complexa. O desafio técnico de combinar tantos elementos é complementado para garantir um processo de abertura da flor com três sequências diferentes. A cada hora que passa, as flores abertas aproximam-se para dar lugar a uma nova combinação. No dia seguinte, a sequência dos buquês que se sucedem de hora em hora será diferente. O olho é agraciado por novas surpresas, enquanto procura a medida do tempo entre os botões e as corolas. A indicação da hora é completada por um mostrador de minutos, visível em uma janela na lateral da caixa.


Audácia


Octo Finissimo Ultra, a Bulgari

O Octo Finíssimo Ultra, com espessura total de 1,80 mm, representa o 8º recorde mundial consecutivo revelado em 21 de março de 2022. Esta conquista expressa o desejo de ultrapassar os limites da normalidade jogando com extremos. Com um visual monocromático em titânio jacteado, o relógio combina com sua caixa ultrafina com uma bracelete integrada, com apenas 1,5 mm de espessura, enquanto o mostrador convida a um olhar mais atento aos detalhes do mecanismo. Uma gravação de código QR exclusiva oferece a capacidade de ligação a um NFT e ao metaverso, unindo o mundo mecânico ao de uma dimensão digital.


Relógio Octo Finíssimo Ultra com movimento ultrafino de fabricação mecânica, corda manual, display regulador, calibre BVL180, 28'800vph (4hz) e 50 horas de reserva de marcha. Caixa de 40 mm (1,80 mm de espessura) em titânio jacteado, placa principal em carboneto de tungsténio, visores reguladores de horas e minutos em ponteiros PVD pretos, segunda roda com indicador de marcador preto, rodas e ajuste de hora em aço inoxidável, tambor de aço inoxidável gravado com um código QR exclusivo vinculado a uma obra de arte exclusiva da NFT, bracelete de titânio jacteado com uma fivela dobrável integrada. Edição limitada de 10 peças


Revelação Relojoeira


Origine de Sylvain Pinaud

Com esta criação revelada em Genebra, este relógio é uma homenagem às mais belas conquistas da ciência e da relojoaria.


Trata-se de criar uma harmonia delicada. A composição gráfica de toda a peça é realçada pelo layout assimétrico único do mostrador, que partilha o destaque com o regulador elegantemente colocado na frente do relógio. Esta solução original cria uma cena animada que é um convite irresistível para explorar o movimento.


O mostrador prateado, de rara complexidade, joga com contrastes e acabamentos extraordinários para oferecer uma legibilidade perfeita. Um cuidado especial foi tomado no design dos ponteiros em ouro rosa com acabamento manual, que indicam a hora de forma imediata e precisa.


O mostrador é enfatizado pela sua caixa de aço polido, que acentua a profundidade e o contraste.


A composição única de cores e acabamentos cria uma dinâmica visual espetacular, dando destaque ao grande aro de balanço, realçado por pontes finamente polidas cujo ouro rosa também combina com os ponteiros.


Esta criação também se distingue pela sua elegante simplicidade neoclássica. A estética geral é muito refinada e presta homenagem ao artesanato e à delicadeza de cada componente.


Cada elemento do relógio harmoniza-se com as linhas redondas da caixa e as alças graciosamente arqueadas incorporam a elegância clássica e proporcionam grande conforto em todos os pulsos.


É um relógio elegante que pode ser usado todos os dias.


A construção do movimento foi realizada sem compromisso em termos de confiabilidade e cronometria. O design e a fabricação dos componentes são feitos para garantir uma longa vida útil e garantir uma precisão irrepreensível, por séculos.


Nas palavras do seu criador: "o início eu queria uma grande roda de balanço de mola livre, acoplada com sua mola de balanço Phillips, que permite ajuste de precisão e batimento a 21600 V.P.H."


Quando a coroa é puxada, a alavanca de corte que pára a roda de balanço permite o ajuste preciso do tempo.


O escape de alavanca suíça também foi desenvolvido internamente para garantir um funcionamento perfeito na arquitetura original do movimento.


Quando a coroa é puxada, a alavanca de corte que pára a roda de balanço permite o ajuste preciso do tempo através dos robustos e convenientes trabalhos sem chave.


Foram apenas utilizados materiais tradicionais neste movimento.


É por isso "Feito à mão" no mostrador. colocá-los no centro das atenções, as pontes do órgão regulador são feitas de ouro finamente polido.


O nível excepcional de decoração é naturalmente aplicado a todas as partes do movimento, que são finalizadas e trabalhadas à mão de acordo com os mais altos padrões.


É por isso que se podem ler as palavras "Feito à mão" no mostrador.



Cronometria


Grand Seiko pelo seu Kodo Constant-force Tourbillon

O Grand Seiko Kodo Constant-force Tourbillon é o primeiro relógio mecânico com complicações da Grand Seiko. No seu coração está um movimento excepcionalmente inovador, o Calibre 9ST1, que, pela primeira vez na história da relojoaria, combina um turbilhão e um mecanismo de força constante como uma unidade num único eixo. A integração dos dois mecanismos no mesmo eixo permite que o torque seja transmitido do mecanismo de força constante para a balança sem qualquer perda ou alteração, aumentando assim a eficiência energética e alcançando um nível de precisão estável sem precedentes para a relojoaria mecânica da Grand Seiko.


O calibre 9ST1 estabelece um novo padrão de precisão, conhecido como Grand Seiko Standard for Constant-force, no qual cada movimento é testado por 48 horas em cada uma das seis posições e em três temperaturas. Isso é duas vezes maior que o Grand Seiko e o padrão da indústria. Cada movimento é avaliado ao longo de 34 dias para verificar sua precisão e, quando os testes são concluídos e esse novo padrão é atendido ou superado, as características de desempenho de cada movimento são definidas no certificado individual fornecido com cada relógio.


O relógio chama-se Kodo em japonês, "bater do coração", devido ao movimento único dos dois mecanismos e ao som do ritmo que faz. As rodagens do turbilhão interno giram suavemente enquanto o equilíbrio vibra de forma constante a 8 batidas por segundo e as rodagens de força constante externa seguem a sua rotação em intervalos exatos de um segundo para criar um ritmo preciso que na terminologia musical se assemelha a uma semicolcheia. A qualidade de som, única do relógio, é possibilitada pelo 9ST1 ser o movimento com a frequência mais alta de todos os tempos a incorporar um mecanismo de força constante.


A linha da caixa e o perfil são fiéis à herança de design da Grand Seiko. No entanto, o relógio usa alguns designs arrojados, como o intervalo de espaço nas asas. A caixa é construída em platina 950 e Titânio Brilhante da Grand Seiko, para alcançar uma beleza duradoura. Algumas partes da caixa de ambos os materiais são polidas pela Zaratsu para um acabamento espelhado sem distorção, enquanto outras têm um acabamento fino; ambos os processos são feitos inteiramente à mão pelos artesãos mais qualificados para garantir que cada relógio seja visualmente agradável de todos os ângulos.


O Kodo é oferecido com uma cinta de panturrilha especialmente processada feita de um material extremamente durável chamado "couro Himeji Kurozan", que foi usado séculos atrás para fazer armaduras de samurai. A superfície da bracelete é pintada à mão com verniz Urushi num processo de multi-revestimentos que lhe confere um brilho delicado e único.


Embora este relógio notável seja, em todos os sentidos, um novo ponto de partida para a relojoaria da Grand Seiko, a praticidade e a legibilidade pelas quais a Grand Seiko é reconhecida ainda é percebida em todos os detalhes. O sistema da força constante tem um rubi num braço, que atua como um pequeno ponteiro de segundos. O relógio incorpora uma função de ajuste especial para que a gaiola giratória do turbilhão possa ser detida quando a coroa for puxada, permitindo que a hora seja ajustada ao segundo preciso. O ponteiro das horas tem uma faceta extra na ponta, que cria um contraste com o ponteiro dos minutos e melhora a legibilidade do relógio. Além disso, oferece resistência à água de 10 bar.


A pulseira do relógio é certificada pelo Japan Eco Leather Standard e tem baixo impacto ambiental durante o ciclo de vida do produto. Um couro ecológico japonês certificado tem os seguintes requisitos; é feito de couro legítimo, não incorpora corantes cancerígenos, é fabricado em fábrica que trata seus efluentes e resíduos sólidos, e exclui substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente.

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page