top of page

O Bicho que se segue #2



Desenganem-se aqueles que acharam que o “O Bicho que se segue” que publicámos aqui há algum tempo iria ficar por ali mesmo, sem sequer uma sequela que fosse. Não, a indústria relojoeira Suíça era incapaz de vos fazer uma maldade dessas, mesmo que o coelho que tiraram desta vez da cartola ser exactamente o mesmo, ou seja, um coelho… d´água.

Coube desta vez à Blancpain a tarefa de dedicar uma versão do marcante modelo com Calendário Tradicional Chinês ao Coelho que a partir de 22 de Janeiro de 2023 terá a tarefa de expulsar o Tigre d´água que reinou durante 2022 sobre o ciclo da astrologia chinesa. E a Blancpain não é uma neófita nestas andanças, dando com este modelo continuidade a uma sucessão de lançamentos que se transformou já numa tradição que vigora desde 2012.


Blancpain Ref. 0888K-3431-55B Calendário Chinês Tradicional @ Blancpain


Com caixa em platina de 45 mm de diâmetro e 15 mm de espessura ao estilo Villeret, o Calendário Chinês Tradicional da Blancpain não só é limitado a “apenas” 50 unidades, como é capaz de indicar as principais indicações do calendário chinês. Aliás, a própria designação do modelo já revela essa capacidade que é de certa forma semelhante à do calendário perpétuo gregoriano a que estamos habituados.



Produzido em Le Brassus, o modelo segue as regras do calendário lunissolar chinês, que combina com o calendário gregoriano. O mostrador em esmalte "grand feu" branco apresenta as datas do calendário gregoriano indicadas por um ponteiro serpentino de aço azulado. Estas datas são pintados no esmalte, assim como as principais informações do calendário chinês, ou seja, as horas duplas, o dia e o mês com menção aos meses bissextos, os signos do zodíaco, assim como os cinco elementos e os dez pilares celestes. As fases da lua – uma complicação característica que a Blancpain reclama ter trazido de volta à vanguarda da cena relojoeira no início dos anos 1980 – também estão representadas. Não só fazem parte integrante dos calendários completos da Blancpain, como também servem para determinar os meses do calendário chinês.


Verso do Blancpain Ref. 0888K-3431-55B Calendário Chinês Tradicional @ Blancpain

Mas vejamos o que o verso deste modelo nos reserva. O fundo transparente em cristal de safira permite apreciar o Calibre 3638 de corda automática com autonomia para 168 horas, caso prescindam de o usar sobre o pulso durante a semana. Um movimento que é composto por nada menos que 464 componentes, um dos quais è a massa oscilante que se apresenta decorada com um rubi de Madagascar na sua extremidade esquerda. Ao centro desta massa oscilante (e não é difícil de adivinhar…) dois lindos coelhinhos em relevo fazem alusão ao ano do Coelho d´Água que irá vigorar ao longo de 2023. É caso para dizer, matam-se aqui dois coelhos de uma só cajadada!


Para mais informações visite o sítio da Blancpain aqui.


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page