top of page

O slogan da Patek, o mito de Teseu e algumas sugestões para o dia do pai



Imagem criada pelo programa de IA Dall-E 2 a partir da indicação: «desenho impressionista do navio de teseu e oficina de relojoeiro com pai e filhos»


Pedimos ao ChatGTP para nos contar uma história que misturasse o slogan da Patek Philippe e o mito do barco de Teseu. O resultado é uma história que dá muito que pensar. Apresentamos ainda algumas sugestões para o dia do pai, directamente da Loja dos Relógios Portugueses.


«Era uma vez um homem chamado João que herdou um relógio do seu pai. O relógio era antigo e tinha um valor sentimental enorme. João cuidou do relógio com muito carinho, certificando-se sempre que ele estava limpo e a funcionar correctamente. Sabia que o relógio era um tesouro de família e que mais tarde ele próprio o passaria para o seu filho. Um dia, enquanto cuidava do relógio, João lembrou-se de um mito que o seu pai costumava contar sobre o Barco de Teseu. O mito dizia que um homem chamado Teseu construíu um barco que durou mais de mil anos, pois cada vez que uma parte do barco se desgastava, substituía-a por uma nova. Eventualmente, todas as partes originais do barco acabaram por ser substituídas, mas o barco ainda era considerado o mesmo barco de Teseu. João percebeu que a história do Barco de Teseu era muito semelhante à história do seu relógio de família. Percebeu também que, assim como o barco de Teseu, o relógio da sua família havia sido consertado e mantido por muitos anos, e embora todas as suas peças originais tivessem sido substituídas, o relógio ainda era considerado um tesouro de família. Com essa reflexão, João percebeu por fim que a mensagem por trás do mito do Barco de Teseu se aplicava perfeitamente ao slogan da Patek Philippe: "Nunca somos realmente donos do nosso relógio, apenas o guardamos para os nossos filhos". Assim como Teseu cuidou do seu barco para que pudesse ser passado para as gerações futuras, ele próprio também estava a guardar o relógio da sua família para que pudesse ser passado para os seus filhos e netos. João sorriu enquanto olhava para o relógio nas suas mãos, com consciência de que não era realmente o dono do relógio, mas sim o guardião de um tesouro de família que acompanharia muitas gerações. Sentiu-se honrado em ter sido escolhido para cuidar do relógio e prometeu passá-lo para a próxima geração da sua família, assim como seu pai havia feito com ele.»

Não é a primeira vez que fazemos referência ao mito de Teseu como analogia com o restauro de relógios antigos. Porém, o dia do pai está próximo, e neste dia são os pais que recebem relógios e não os filhos. Por esta razão deixamos aqui algumas sugestões de presentes para todos os tipos de pais. Todos os relógios podem ser recolhidos na sede do IPR até ao limite do stock existente, ou enviados por correio expresso.



PARA PAIS DO OUTRO MUNDO!


MEIA LUA - MOONLIGHT MARS



Com origem em explosões de luar e reminescências de poeira cósmica, o Moonlight Mars é uma edição limitada a 50 unidades com uma caixa em aço de 42mm, com um vidro de safira, abobodado e, uma resistência à água de 10Atm. Continua a ser um Meia Lua, mas com um sabor muito vintage.




 

PARA PAIS DESPORTISTAS


ISOTOPE - Hydrium Burnt Tangerine

O Isotope - Hydrium Burnt Tangerine é o relógio ideial para pais aventureiros que gostam de fazer mergulho. Mesmo para os mergulhadores de escritório! É resistente à água até 300m e tem ponteiros com Super-LumiNova®, para melhor visibilidade no escuro, saiba mais na seguinte ligação:


Borealis Bull Shark V2 Mostrador preto Luneta cerâmica vermelha

Este Borealis Bull Shark, tal como o nome indica, também é perfeito para mergulho em grandes profundidades, pois tem uma resistência à água de até 300m, uma luneta de cerâmica que permanece firme no lugar mesmo em grandes profundidades e um mostrador de fácil leitura.




 

PARA PAIS DEDICADOS À SAÚDE!


Exímio - Doctor's Watch

Ideal para pais que se preocupem com a saúde, com este EXIMIO DOCTOR pode medir as pulsações de forma muito mais rápida. Deixe o ponteiro dos segundos chegar às 12 horas e conte o número de batidas indicado como referência, 30 pulsações nesta caso, o ponteiro dos segundos indicará o número de batitas por minuto.




 

PARA PAIS AVENTUREIROS!


CONTAR -Field MK I

O Contar - Field MK I recolheu a sua inspiração nos relógios militares britânicos da Segunda Guerra Mundial. É um relógio de quartzo fiável, resistente e bastante acessível. Vem com uma caixa em aço 316L, caixa com 40mm, e é resistente à água até 100m.



145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page