top of page

OMEGA Chrono Chime

A OMEGA APRESENTA O NOVO OLYMPIC 1932 CHRONO CHIME, UMA HOMENAGEM SONORA ÀS COMPETÊNCIAS DOS RELOJOEIROS DA MARCA.



Esta edição numerada, liga o primeiro relógio de pulso repetidor de minutos produzido pela OMEGA em 1892, aos cronógrafos de bolso usados para cronometrar os Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1932, que marcaram a estreia da OMEGA como Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos.

Foi inspirado nos desenhos que surgiram no período de transição entre os relógios de bolso e de pulso. O movimento é o primeiro do seu género e foi concebido para deixar a sua marca na história da relojoaria.

O Co-Axial Master Chronometer Calibre 1932 da OMEGA é um cronógrafo e repetidor de minutos totalmente integrado. Produzido não por camadas, ajuste ou encaixe de peças novas em peças antigas, mas pela fusão de ambas as funções num único movimento de relógio. É, de facto, o calibre mais complexo que a OMEGA alguma vez fez. Para que um utilizador possa fazer soar o tempo decorrido, de forma segura e sem problemas, é necessário o seu próprio “cérebro” mecânico para fundir as funções na perfeição.


Desenvolvido em parceria com a Blancpain, este movimento de 1932 demorou seis anos até estar concluído. Na verdade, antes de poderem iniciar o processo, os relojoeiros tiveram de encontrar uma forma de expandir os limites existentes do famoso escape Co-Axial da OMEGA. O sistema, desenvolvido pelo brilhante relojoeiro Georges Daniels, é um componente fundamental em todos os movimentos da OMEGA.

Concebido para funcionar a uma frequência relativamente normal (entre 3 e 4 Hz), apresentou um constrangimento significativo ao desenvolver o novo movimento, que deve ter um batimento a 5 Hz para exibir 1/10 de segundo, como os cronógrafos de bolso usados para cronometrar os Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1932.

Os relojoeiros também tiveram de acrescentar três cames de sino para o já complicado mecanismo de cronógrafo, incluir duas funções de segurança para prevenir uma manipulação incorreta, e integrar uma função de split-seconds. Além disso, para atingir o estatuto de Master Chronometer, o calibre teria de resistir a campos magnéticos externos de 15.000 gauss, exigindo a utilização de 50 componentes não ferrosos.


Esta criação feita à mão com 46,44 gramas de ouro, necessitou de 17 patentes, relacionadas com a função do Calibre 1932, com a sua tecnologia antimagnética e com as partes externas do relógio.

OLYMPIC 1932 CHRONO CHIME



O calibre 1932 de 14 linhas com diâmetro de 32,5mm é concebido em Ouro Sedna™ de 18K.

Tem um mostrador em esmalte “Grand Feu”, com um bisel interior guilhoché em prata 925, feito à mão e submostradores com o padrão singular “ondas acústicas exclusivas”, uma representação visual exata das ondas de som produzidas pelos sinos do relógio.

Os dois martelos, equipados com um enxerto de aço endurecido, batem nos gongos em Ouro Sedna™ de 18K, afinados à mão , para obter o som perfeito. Estes gongos, estão fixados ao corpo da caixa para produzir o máximo de efeito sonoro.


Os ponteiros das horas/minutos são feitos em Ouro Sedna™ de 18K e em PVD azulado, assim como os ponteiros dos segundos às 6 horas e o ponteiro de 15 minutos às 12 horas. O mostrador inclui um ponteiro central de segundos azulado e um ponteiro de split-seconds envernizado a vermelho. Numerais árabes em esmalte preto “Petit Feu”.

O botão do sino às 5 horas tem uma nota musical polida e gravada em relevo. O botão de split-seconds às 11 horas tem um aro polido preenchido com cerâmica híbrida vermelha para espelhar o visual do ponteiro de split-seconds.


Na caixa estão gravadas as palavras Official Timekeeper of the Olympic Games (Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos), Co-Axial Master Chronometer e o número do relógio. A bracelete castanha em couro com fivela em Ouro Sedna™ de 18K, vem com o sistema Quick-Change patenteado pela Omega. Este relógio trás incluído uma bracelete adicional em couro e duas correntes em couro, podendo assim ser usado como relógio de bolso ou como um cronómetro à volta do pescoço.




O SPEEDMASTER CHRONO CHIME


Este Speedmaster é construído com o Calibre 1932. É uma edição numerada com caixa de 45mm feita em ouro Sedna™ de 18K, inspirada na segunda geração Speedmaster, CK 2998 foi o primeiro relógio usado no espaço há 60 anos, em 1962.


O mostrador é feito em esmalte azul “Grand Feu”, com um aro e submostradores em Ouro Sedna™ de 18K, tal como o anterior, vem com o padrão de “ondas acústicas". Uma homenagem ao Jogos Olímpicos. Os ponteiros das horas/minutos e os marcadores são em Ouro Sedna™ de 18K, polidos a diamante.


Apesar deste Speedmaster estar equipado com o mesmo movimento que o relógio anterior, os botões não se encontram na mesma posição. Os relojoeiros fizeram uma adaptação no calibre, de forma a encaixar na configuração da caixa.

Para completar o visual, este Speedmaster vem com uma bracelete e uma fivela em Ouro Sedna™ de 18K.

Os colecionadores do Speedmaster também receberão uma caixa em nogueira com placa de ressonância.




70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page