top of page

Relógios negros

Para sublimar os pensamentos negros que devem pairar pelas almas lusas neste momento, aqui fica uma explicação acerca da melhor forma de fazer um relógio negro. Nos últimos anos os acabamentos das caixas de relógio foram fundamentais para o lançamento de novos modelos. O desafio é criar uma camada que cubra o relógio e que ao mesmo tempo seja resistente a riscos e moças.



 Rolex Milgauss revestido com DLC
Rolex Milgauss revestido com DLC

AS TÉCNICAS MAIS NEGRAS


DLC / PVD

Em 1972, Ferdinand Alexander Porsche, neto de Ferdinand Porsche e designer do lendário 911, afastou-se dos automóveis para abrir sua própria empresa de design, a Porsche Design. Seu primeiro produto foi o Chronograph 1, um relógio cronógrafo com caixa de aço inoxidável e com pintura electrostática a pó, preta. Este é geralmente aceite como sendo o primeiro design de relógio totalmente preto. Marcas como a IWC e a Heuer lançaram, logo depois com suas próprias versões.


O problema com esses primeiros relógios pretos era que a tinta revestida a pó saltava com muita facilidade. A solução: usar a deposição física de vapor (PVD) para adicionar um revestimento fino e duro de material preto na caixa do relógio que é quase impossível de remover, protegendo tanto o acabamento como o aço inoxidável por baixo. Desde então, o PVD (deposição física de vapor) e o DLC (carbono semelhante ao diamante) tornaram-se os métodos ideais para criar relógios totalmente pretos, embora nos últimos anos o uso de outros materiais naturalmente pretos, como compostos de carbono e cerâmica preta, tenha oferecido possibilidades muito interessantes.



VANTABLACK®

VANTABLACK® é uma marca de revestimentos super negros. Este revestimento foi criado por Ben Jensen, e revelado em 2014. É actualmente considerado o material mais escuro do mundo, absorve 99,965% da luz visível perpendicular ao material. Uma das carecterísticas é que mantém uma absorção uniforme da luz em quase todos os ângulos de visão. Esta técnica foi aplicada pela H. Moser & Cie. especialmente no seu Streamliner, apresentado na Watches and Wonders deste ano, 2022. Durante o evento esteve exposto frente a um pano de fundo VANTABLACK®, o resultado foi que apenas ficaram visíveis os ponteiros, como se pode ver na seguinte foto.




OS RELÓGIOS MAIS NEGROS


Os relógios negros têm várias vantagens e utilidades. Uma delas é por exemplo ver as horas no dia em que Portugal foi eliminado do Mundial. Aqui ficam algumas opções, ficamos a aguardar que nos digam qual é o vosso preferido na caixa de comentários.


1 - Audemars Piguet Royal Oak Perpetual Calendar
2 - Hublot Big Bang Integral Black Magic
3 - OMEGA Seamaster Professional Diver 300M "Triple Black"
4 - Panerai Submersible Marina Militare Carbotech
5 - Baume & Mercier Riviera Baumatic "Smoky Dial"
6 - Seiko Prospex Black Series "Captain Willard"
7 - Tudor Black Bay Ceramic
8 - TAG Heuer Monaco "Dark Lord"
9 - IWC Schaffhausen Big Pilot’s Watch 43 TOP GUN

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page