top of page

URWERK – UR-100V Time and Culture II

URWERK volta os seus saltos temporais. Partimos do coração das civilizações ameríndias e agora encontramo-nos imersos no cerne da civilização mesopotâmica, especificamente na cidade de Ur, de onde a URWERK tira a sua inspiração. Em 3000 a.C., os habitantes de Ur, os Sumérios, definiram a primeira unidade de tempo, estabelecendo as bases para a medição do tempo como a conhecemos hoje. O seu número dourado era 60, para 60 segundos e 60 minutos.

UR-100V Time and Culture II
Martin Frei: "Através das minhas leituras e viagens, tive a sorte de descobrir toda a riqueza e diversidade dos Sumérios. A sua mitologia é rica e fértil, e as suas construções são verdadeiramente atemporais. Esta civilização pouco conhecida é fascinante. Para esta nova criação, adorei encenar algumas das suas características marcantes: mitologia, astronomia, astrologia e medição do tempo.”

Sob a cúpula de safira do UR-100V Time and Culture II, também conhecido como 'Sumer', ergue-se um verdadeiro Panteão em honra destas divindades remotas e antigas. Para uma colecção como a 100V, na qual uma das indicações se refere ao Sol, a presença central de Utu é facilmente explicada. Enquanto o deus do Sol é aqui representado na sua forma original com mais de 2000 anos, o seu design é surpreendente e decididamente contemporâneo: um sol de quatro pontas que representa os quatro pontos cardeais.

Entre as asas do UR-100V, apenas ligeiramente nas sombras e como se estivesse a flutuar em órbita, encontra-se o deus da lua Nanna, a principal divindade da cidade de Ur. A cor azul do UR-100V "Sumer" refere-se ao lápis-lazúli, uma pedra cujo uso estava ligado a Innana, deusa do Amor, Guerra e Fertilidade. Tudo o que resta deste material é a sua dimensão imaterial, a cor azul infinita. Formas relacionadas com o espaço destacam-se na periferia, formando o pano de fundo deste UR-100V "Sumer", ao mesmo tempo que transmitem e destacam o conhecimento astronómico da civilização suméria. Autênticos mapas celestes e planisférios testemunham o seu amor pela noite e pelas suas luminárias. Até se diz que as primeiras bases da 'nossa' astrologia foram estabelecidas durante este período... Assim como com o primeiro Time and Culture, os motivos foram reproduzidos com o máximo de cuidado meticuloso.



As linhas são finas, subtis e gravadas a laser. A precisão do trabalho só pode ser apreciada através de uma lupa. As arestas são acetinadas, enquanto os vazios são microjateados para criar um acabamento aveludado, concebido para realçar os volumes e fazer justiça a este património inestimável – as verdadeiras fundações do nome URWERK.



Neste UR-100V que se junta à linha Time and Culture, as horas e os minutos são exibidos juntamente com dados sobre a rotação da Terra. Uma vez passado o 60º minuto, o ponteiro dos minutos desaparece e reaparece como um contador de quilómetros. Ilustra os 477,29 quilómetros percorridos a cada 20 minutos por cada habitante de Ur. Esta é a viagem silenciosa realizada graças à rotação da Terra. No extremo oposto da escala está a revolução da Terra em torno do sol, ou seja, 35 742 km por 20 minutos. Na face do UR-100V, horas e km partilham o mesmo estatuto, a mesma escala de valor.



ESPECIFICAÇOES TÉCNICAS:


Movimento


- Calibre: Movimento automático UR 12.02 controlado por uma hélice Windfänger

- Rubis: 40

- Frequência: 28 800 alt/h – 4 hz

- Reserva de marcha: 48 horas

- Materiais: Horas satélite em alumínio sobre cruzes de Genebra em bronze-berílio; carrossel em alumínio; cúpula ARCAP

- Acabamentos: Grão circular, jacteamento, acabamento acetinado circular Cabeças de parafusos chanfradas Horas e minutos pintados em Super-LumiNova®

- Indicações: Horas satélite; minutos; distância rotacional na cidade de Ur em 20 minutos; distância orbital em 20 minutos


Caixa


- Materiais: Caixa em aço; fundo da caixa em titânio

- Dimensões: Largura: 41,0 mm, comprimento: 49,7 mm, espessura: 14,0 mm

- Vidro: Cristal de safira Resistência à água: Testado a 3 atm (30m)

- Correia: Baltimore; fivela de pino

- Preço: € 75 800 (sem impostos) - Edição limitada de 30 peças




Mais informações no sítio oficial: Urwerk

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page