top of page

Zenith | 1928 | Níquel

Série: GRANDES MARCAS


 

Por: Sílvio Pereira





- Relógio de Bolso, Tipo Lepine. Datado de 1928.

- Funções: Horas, minutos, segundos

- Número de Série: 2824190

- Manufactura: Zenith

- País - Suiça

- Calibre: Formato Pontes clássicas. S/ número

- Protecção do movimento: Guarda pó em aço.

- Tipo de escape: Âncora Suiça.

- Balanço: bimetálico termo-compensado com espiral Breguet.

- Reserva de Marcha: 36 horas

- Frequência: 18 000 A/h

- Rubis: 15

- Material da caixa: Níquel

- Mostrador: Aço com patine própria da idade

- Pequenos segundos: às 6 horas.

- Diâmetro da caixa: 46mm

- Espessura: 10,7mm

- Peso: 62,70g

- A mola real e os ponteiros são accionada através da coroa às 12 h

- Ponteiros: estilizados mistos em formato de sete o das horas e breguet o dos minutos.

- Numerais: Arábicos para as horas. Arábicos para os intervalos de cinco minutos e indexes para os restantes. Segundos: Arábicos para os intervalos de dez e indexes para os restantes.

- Vidro: Plexiglas Em óptimo estado.

- Numeração da caixa e da tampa do gurada pó - 8005078


Apreciação geral - Relógio de uma das marcas mais importantes da relojoaria mundial, Muito bom estado de conservação. Funciona perfeitamente.


 

HISTÓRIA DA ZENITH


A Zenith, uma das mais antigas fábricas de relógios suíços do mundo, foi fundada em 1865 por Georges Favre-Jacot em Le Locle, município do Cantão de Neuchâtel.


A precisão e a excelência é desde sempre uma matriz da Zenith


Disponibilizados numa grande variedade de opções e estilos para vários gostos, os relógios Zenith são conhecidos pela sua alta precisão e exatidão, com a conquista de mais de 2.300 prémios.


A precisão do Zenith Delfy El Primero


No geral, a marca, famosa por fazer todos os seus movimentos internamente, é altamente apreciada pela sua qualidade excepcional e inúmeras conquistas técnicas inovadoras demonstradas nas suas mais de 300 patentes.


Um pioneiro no fabrico de relógios modernos


Georges Favre-Jacot


Georges Favre-Jacot aprendeu relojoaria muito cedo e criou a Zenith sob o nome “Georges Favre-Jacot & Cie” quando tinha apenas 22 anos.


Cidade de Le Locle, sede da Zenith cuja fábrica está assinalada ao centro com uma estrela


Na época, os relógios eram normalmente feitos associando peças fabricadas em pequenas oficinas ou por artesãos independentes de vários locais, às vezes remotos, de uma região, um processo que muitas vezes se mostrava ineficiente e também limitava a precisão da cronometragem que poderia ser alcançada.


Fábrica da Zenith em 1900



Relojoeiros da Zenith na fábrica em Le Locle em 1900

Fábrica da Zenith na actualidade


Ao fabricar todos os componentes essenciais do relógio dentro da mesma instalação e produzir peças padronizadas que poderiam ser usadas de forma intercambiável para construir uma variedade de movimentos diferentes - em essência, criando uma das primeiras operações de relojoaria industrial - Favre-Jacot foi fundamental para introduzir a relojoaria no mercado.


Publicidade de 1889 aos relógios de bolso


A Zenith concentrou-se inicialmente apenas no fabrico de relógios de bolso de precisão. Mas no princípio de 1900, a empresa ramificou-se em vários produtos relacionados, incluindo relógios de mesa e relógios de pendulo. Mais tarde, entraria no mundo dos cronómetros marítimos e de voo e, claro, relógios de pulso.


Surgimento da marca Zenith


Ao procurar um nome para um movimento recém-desenvolvido em 1890, Favre-Jacot inspirou-se ao contemplar o deslumbrante conjunto de estrelas no céu noturno, que o fez lembrar-se das muitas partes interligadas do mecanismo de um relógio.


Mecanismo de um relógio


Como o seu último movimento tinha sido uma melhoria significativa em relação a todos os seus projetos anteriores, ele decidiu chamar-lhe Zenith – um termo que marca o ponto mais alto do globo celeste. Mais tarde, a empresa aludiu à inspiração astronómica do seu fundador adicionando uma estrela de cinco pontas ao seu logotipo.


Marcos da empresa e inovações na relojoaria


Embora a Zenith tenha sido sempre conhecida pelo fabrico de peças de alta precisão, a empresa passou por muitas mudanças ao longo de sua longa história. Aqui estão alguns dos anos marcantes da Zenith:

  • 1900. Ganha o Grande Prémio da Exposição de Paris.

Zenith no Grande Prémio de Paris de 1900

  • 1903. Zenith ganha o primeiro lugar numa competição de precisão realizada pelo prestigioso observatório de Neuchátel. A partir desse ano, a empresa participou regularmente em Neuchátel, bem como em muitas outras competições de precisão, muitas vezes conquistando o primeiro lugar.


  • 1911. Georges Favre-Jacot reforma-se e passa as rédeas da empresa para o seu sobrinho e genro, James Favre, que iniciou a expansão da Zenith internacionalmente, antes mesmo de assumir o cargo, fazendo turnés globais para comercializar relógios em toda a Rússia, Américas, Índia, China e Japão. De imediato, a Zenith começou a estabelecer filiais adicionais da empresa em Moscovo, Paris, Viena, Londres e Nova York.


  • 1915. A Zenith começa a produzir o que hoje é sua oferta mais conhecida - relógios de pulso - e desempenha um papel altamente influente na indústria com cronógrafos, alarmes e a introdução da complicação dos segundos centrais, que agora é um recurso padrão em todos os relógios.


  • 1969. Zenith juntamente com as empresas Mondia e Movado lançam o El Primero, o primeiro movimento de cronógrafo automático, que estava em desenvolvimento desde 1967. El Primero ainda é amplamente utilizado e muito apreciado ainda hoje devido ao seu funcionamento de 5Hz frequência que produz uma resolução de 1/10 segundo, permitindo maior precisão posicional do que a frequência padrão de 4 Hz. Nesse ano, a Zenith também começou a lançar relógios de uma linha intitulada simplesmente “El Primero” (todos contendo o movimento homónimo), que continua a ser uma das coleções mais populares da Zenith.


  • 1971. A Zenith passa a ser totalmente controlada pela Zenith Radio Corporation, uma empresa sediada em Chicago que era, na época, a principal fabricante de componentes eletrónicos e de rádio nos EUA. A Zenith Radio Corporation pretendia eventualmente usar a Zenith para comercializar exclusivamente movimentos de quartzo, pois os movimentos mecânicos estavam rapidamente a perder popularidade entre os americanos durante esse período.


  • 1978. A Zenith recebeu ordens para interromper completamente a produção de movimentos mecânicos e destruir todos os materiais e máquinas associados ao desenvolvimento de movimentos mecânicos.


Charles Vermont


Felizmente, Charles Vermot , o chefe do departamento de cronógrafos da Zenith que passou toda a sua carreira a rabalhar para a manufactura, rebelou-se contra a ordem e escondeu secretamente todos os projetos de design e todas as ferramentas e máquinas que podia no sótão do fabricante.






O sótão e alguns tesouros que Charles Vermont salvou


Se Vermot não o tivesse feito, o movimento El Primero ficaria irremediavelmente perdido para as gerações futuras. No final do ano, a empresa suíça Dixi adquiriu a Zenith e trabalhou com a fabricante de relógios Ebel para retomar a produção do El Primero.


  • 1984. A Zenith volta a lançar relógios.


  • 1999. Zenith adota um novo foco ao entrar no reino dos relógios de luxo, juntando-se a várias outras marcas de relógios de topo sob o conglomerado multinacional de artigos de luxo LMVH (Moët Hennessy Louis Vuitton SE).


  • 2015. A Zenith celebra o 150º aniversário da sua fundação.


Zenith Georges Favre-Jacot 150º Aniversary


A Zenith passou por muitas mudanças de liderança e administração, mas sempre conseguiu sobreviver e até prosperar devido ao compromisso com a excelência. Hoje, a empresa é liderada pelo CEO Julian Tornare.


Os modelos mais icónicos da Zenith


El Primero / Chronomaster



O primeiro Zenith "El Primero" de 1969 calibre 3019


Esta coleção de cronógrafos automáticos, caracterizada pelo lendário movimento El Primero, é uma das mais famosas da Zenith, com designs que vão do clean e clássico ao arrojado e vanguardista.



El Primero de 36.000 A/h


Em cima encontra-se o icónico El Primero 36.000 A/h , que é essencialmente uma versão atualizada do relógio El Primero original de 1969 da Zenith, com o mesmo mostrador tricolor. Atualmente, é disponibilizado em diâmetros de 38 mm e 42 mm e 6 variações de cores/estilos.


El Primero grande data esquelitizado


A linha El Primero / Chronomaster também contém muitos modelos esqueletizados que exibem espectacularmente o movimento de assinatura da Zenith. Em cima está o 45mm El Primero Grande Date Full Open, uma das ofertas mais complexas, com a inclusão de grandes complicações de data, lua e fase solar. É disponibilizado em 2 variações de cores.


Elite



Elite Classic


Os relógios Elite da Zenith são conhecidos por estilos elegantes que normalmente são projetados mais finos do que os relógios de outras coleções da marca. A maioria dos relógios desta coleção contêm o calibre Elite, um movimento automático. Em cima encontra-se o Elite Classic de 39 mm, com um mostrador elegante e discreto numa caixa ultrafina. É disponibilizado em 6 variações de cores.


Elite Classic Cronograph


Aqueles que apreciam cronógrafos, mas procuram um visual mais refinado do que a linha Chronomaster oferece, têm como alternativa o Elite Classic Chronograph, que combina um calibre El Primero com designs subtis de submostradores, fabricados em 4 variações de cores.


Piloto / Património


Mesmo antes de desenvolver os seus famosos relógios cronógrafos, a Zenith já era amplamente conhecida como uma das favoritas na indústria da aviação, tanto pelos seus instrumentos de bordo como pelos seus relógios de piloto. A coleção Pilot apresenta homenagens aos estilos clássicos de aviação da empresa, com displays brilhantes, arrojados e de fácil leitura; caixas feitas de ouro, bronze ou aço envelhecido; e grandes coroas de cebola de inspiração vintage.

Zenith Pilot Type 20 Extra Special


Em cima está o 40mm Type 20 Extra Special, que é fortemente inspirado num relógio de bordo Zenith projetado para aviões franceses em 1939. Pode ver-se facilmente como os grandes ponteiros de catedral e o impressionante mostrador luminescente teriam sido extremamente úteis para os primeiros pilotos, mas esses elementos de design também criam um belo relógio vintage que qualquer colecionador se orgulharia de possuir.


Fãs famosos da Zenith



Zenith Academy Minute Repetear


Não é de surpreender que os relógios Zenith, apreciados por inúmeros conhecedores de relógios em todo o mundo, também tenham sido apontados como favoritos de várias figuras proeminentes ao longo da história, como:


1. Mahatma Gandhi. Enquanto liderava o movimento não violento pela independência da Índia, Gandhi viveu uma vida austera centrada na oração e na meditação, possuindo muito pouco em termos de bens pessoais. Mas entre seus poucos pertences valiosos estava um relógio de bolso de prata Zenith, que ele recebeu de presente da sua amiga Indira Nehru, que se tornaria a primeira (e até agora, única) primeira-ministra da Índia. Durante anos, o relógio de bolso foi um dos pilares do dia-a-dia de Gandhi — em particular, ele apreciava a função de alarme, que usava para o lembrar da sua programação diária de oração.


Zenith Mahatma Gandhi Watch


2. Luís Blériot. Em 25 de julho de 1909, Blériot, um aviador, inventor e engenheiro francês, tornou-se a primeira pessoa a cruzar o Canal da Mancha. Durante o seu voo histórico de 37 minutos e 40 km, que começou em Calais, na França, e terminou em Dover, na Inglaterra, Blériot usou um relógio Zenith. Mais tarde, foi citado como um cliente “regular” da Zenith, proclamando que poderia “recomendar [a marca] para pessoas que procuravam a precisão”.


Zenith Louis Bleriot Watch


3. Félix Baumgartner. Em 14 de outubro de 2012, quando o paraquedista austríaco Baumgartner saltou de um balão de hélio para realizar uma queda livre de 4 minutos e 20 segundos da estratosfera para a Terra, estava a usar o El Primero Stratos Flyback Striking 10th da Zenith. Naquele dia, bateu 3 recordes mundiais: 1) Primeira pessoa a quebrar a velocidade do som em queda livre; 2) Voo de balão ocupado mais alto; e 3) Maior queda livre. Apesar das tremendas mudanças na pressão e temperatura experimentadas durante o outono devido às mudanças de aceleração e altitude, o fiel relógio Zenith de Baumgartner continuava em perfeito estado de funcionamento quando pousou de pára-quedas com segurança no Novo México.


Felix Baumgartner e o seu El Primero Stratos Flyback Striking 10th da Zenith






46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page