2024 será o Ano do Dragão. Segundo a astrologia chinesa, os nascidos sob o signo do Dragão têm um carácter activo, obstinado, confiante, empreendedor e afortunado. O novo relógio BR 05 Artline Dragon assume esta personalidade arrojada, uma gravação a laser exclusiva que faz lembrar uma tatuagem.
Embora a Maison tenha construído a sua reputação na produção de relógios eficientes concebidos para profissionais, a Bell & Ross nunca deixou de dar largas à sua criatividade. Esta é a missão BR 05 Artline: uma variação única dentro da linha BR 05 que permite uma maior liberdade de expressão artística. A Maison tem como objetivo oferecer relógios com acabamentos ornamentados: uma ambição claramente expressa na versão ornamentada com relevos.
“Queríamos lançar um relógio que elegante e decorado. O BR 05 tinha potencial, com uma caixa com amplo espaço para adornos”, observa o Diretor Criativo da Bell & Ross, Bruno Belamich, no lançamento do primeiro modelo Artline.
Agora, a Bell & Ross vai mais longe. Parte da filosofia da Maison consiste em ultrapassar os próprios limites. O BR 05 Artline entra num campo totalmente novo ao adoptar códigos gráficos ligados à arte da tatuagem. Jogando com a luz e a sombra através da espessura relativa de cada traço, este trabalho de linha é crucial para transcender o domínio do desenho para o de uma tatuagem em metal.
De acordo com a astrologia chinesa, o ano de Dragão de Madeira começará no Ano Novo Chinês, que se assinala a 10 de fevereiro de 2024 – também conhecido como Festival da Primavera. O dragão é mais do que uma criatura mítica; é uma referência cultural e espiritual importante. Evoca poder porque participa activamente no equilíbrio do mundo. Trazendo chuva para as colheitas, o dragão é um presságio de vida. Para criar o motivo no novo relógio BR 05 Artline Dragon, a Bell & Ross invocou elementos naturais altamente simbólicos, como o sol e a lua, bem como referências à flora e fauna, tal como o tema da andorinha.
Para os artistas, o motivo do dragão é uma fonte incansável de inspiração com infinitas variações, desde as mais figurativas às mais refinadas. Pensa-se que os dragões são uma amálgama de muitos animais, com os seus corpos de serpente, chifres de veado e garras de águia, para não falar nas escamas de carpa e olhos de demónio. O trabalho do designer gráfico junta-se ao dos relojoeiros para criar um tema harmonioso em todo o relógio, com gravações nas suas diferentes superfícies.
No Artline Dragon, o motivo decorativo está delicadamente gravado. A técnica ancestral da gravura é praticada na China há mais de um milénio. Na relojoaria, a gravação é tradicionalmente considerada como o primeiro enriquecimento não funcional de um relógio. Com o seu novo BR 05 Artline Dragon, a Bell & Ross presta homenagem à cultura chinesa e à sua arte de gravura, ao mesmo tempo que leva um pouco mais longe o seu domínio das técnicas relojoeiras. Para produzir a caixa do BR 05 Artline Dragon e os elos da bracelete integrada, é utilizada uma técnica excepcional de gravação a laser. No caso da bracelete, significa gravar cada elo individualmente antes da montagem. Não há margem para erros: é necessária uma precisão perfeita para garantir que o padrão não é distorcido. Cada ligação é uma proeza por si só, com a continuidade do design assegurada de um componente para o outro.
Características Técnicas
Modelo
BR05A-DR-ST/SST
Movimento
Calibre: BR-CAL.321 automático
Reserva de marcha: 54 horas.
Funções: Horas, minutos, segundos e data
Caixa
Vidro: Safira com tratamento antirreflexo
Estanqueidade: 100 metros
Diâmetro: 40 mm.
Espessura: 10,33 mm
Material: Aço polido acetinado gravado a laser
Coroa: aparafusada
Fundo: Safira com massa oscilante 360°
Bracelete
Material: Aço gravado a laser
Fecho: Fecho de báscula em aço
Mostrador
Gravações: Dragão gravado no centro
Ponteiros: horas e dos minutos esqueletizados, rodinados e acetinados, revestidos com verniz preto. Ponteiro de segundos rodinado e acetinado.
Mais informações no site da Bell & Ross.
Fantástico