Eclipse II da Beda’a: A Elegância Cósmica de uma Nova Relojoaria Árabe
- Instituto Português de Relojoaria

- 19 de mai.
- 2 min de leitura
O Eclipse II, revelado durante a Geneva Watch Week em Março de 2025, representa uma nova etapa na ascensão da casa relojoeira independente Beda’a, fundada por Hader Al Suwaidi e liderada criativamente por Sohaib Maghnam.
Criada inicialmente como parte do grupo de luxo qatari Albidaa, a marca tornou-se autónoma face à crescente procura e ambição de se afirmar como uma força criativa oriunda do mundo árabe no panorama global da relojoaria.

O Eclipse II sucede ao Eclipse I, cujos 200 exemplares esgotaram em apenas três horas e dá continuidade à abordagem celestial da marca. Trata-se de uma peça profundamente simbólica, com design centrado numa estética cósmica e disposição vertical dos elementos no mostrador: horas e minutos descentrados às 12h, pequenos segundos às 6h, e coroa inferior, tudo alinhado num eixo imaginário que desafia as normas da alta-relojoaria suíça. Dois mostradores integrados criam uma figura de oito, onde os contadores de aventurina evocam o céu estrelado, e os acabamentos acetinados e polidos remetem para a luz solar e as areias do deserto do Qatar.

O movimento BMJ-01, desenvolvido em colaboração com a histórica casa Dubois Dépraz, assenta num calibre Sellita SW300 com um módulo adicional próprio, permitindo uma caixa fina de 37 mm de diâmetro por 9,55 mm de espessura. A construção do rotor esqueletizado é outro ponto de destaque, com oito lâminas tridimensionais satinadas, cada uma gravada com o “B” estilizado da Beda’a, sobre fundo microjateado a laser, um exemplo da sofisticação técnica e estética da peça.

A produção será limitada a 100 unidades por ano (não edição limitada).
Características técnicas
Caixa
Material: Aço inoxidável 904
Diâmetro: 37 mm
Espessura: 9,55 mm
Resistência à água: 3 atm (30 metros)
Movimento
Calibre: BMJ-01, desenvolvido em colaboração com Dubois Depraz
Frequência: 4 hz
Reserva de marcha: 52 horas
Bracelete
Material: Pele de crocodilo ou de avestruz
Mais informação no site oficial da Beda'a.



Comentários