A Girard-Perregaux tem o prazer de revelar uma nova expressão do relógio icónico da empresa que surgiu em 1975. O Laureato Chronograph Ti49 une o design da caixa de formas intrincadas do modelo com o ultra desejável titânio de Grau 5. É a primeira vez que esta liga resistente aparece numa referência clássica da Laureato. Para além da sua resistência, esta liga é leve e hipoalergénica.
Órfão em tenra idade, Jean-François Bautte (1772-1837) teve de crescer rapidamente. Iniciou uma aprendizagem ainda jovem, acumulando um conhecimento incrível da relojoaria, bem como de vários ofícios associados, como a montagem de caixas, guilhoché e ourivesaria. Em 1791, com apenas 19 anos de idade, Bautte assinou os seus primeiros relógios no berço da relojoaria suíça, Genebra. Este acontecimento lançou as sementes do que viria a ser conhecido como Girard-Perregaux, a conceituada Maison sediada em La Chaux-de-Fonds.
No mesmo ano em que Bautte assinou o seu relógio inaugural, um clérigo inglês descobriu o titânio na Cornualha, em Inglaterra. William Gregor (1761-1817) era fascinado por minerais e passou algum tempo a estudar depósitos de areia no Vale de Manaccan. Conseguiu isolar o calx, formado pelo aquecimento de um mineral. Este processo deixou para trás um metal desconhecido. Gregor chamou ao metal residual 'manaccanite', um material que mais tarde se tornou. Conhecido como "titânio", um nome inspirado nos grandes titãs da mitologia grega.
O titânio de grau 5 é composto por quase 90% de titânio, 6% de alumínio, 4% de vanádio e pequenos vestígios de ferro e oxigénio. É leve, forte, rígido, resistente à corrosão, não magnético e hipoalergénico; todos atributos úteis para a relojoaria.
Não confundir o titânio de grau 5 com os tipos de titânio mais baratos, o titânio de grau 5 é difícil e dispendioso de trabalhar; no entanto, de acordo com a relojoaria de qualidade, os benefícios para o utilizador justificam os esforços prolongados. É por esta razão que um número crescente de marcas de relógios se refere agora a esta liga nos mesmos tons que os metais nobres como o ouro e a platina. Paradoxalmente, a caixa e a bracelete resultantes têm um aspeto quente e, ao mesmo tempo, um aspeto eminentemente frio.
Lançado pela primeira vez em 1975, o "Laureato" foi inicialmente designado por "Quartz Chronometer". No entanto, em Itália, o mercado mais importante para a Girard-Perregaux na altura, o modelo depressa se tornou conhecido entre os conhecedores como "o graduado (Laureato em italiano) da escola da Girard-Perregaux". Esta designação afetuosa servia de reconhecimento do sucesso premiado e da extraordinária precisão do modelo. Por fim, o nome foi adotado pela Maison.
Com um aniversário significativo ao virar da esquina, a Girard-Perregaux celebra o 49º aniversário do seu relógio icónico com o lançamento do Laureato Chronograph Ti49.
Características Técnicas
Modelo
Laureato Ti 49 cronógrafo
Referência 81020-21-3263-1CM
Caixa
Material: titânio, acabamento polido e acetinado
Dimensões: 42,00 mm
Espessura: 12,00 mm
Vidro: Safira antirreflexo
Fundo: fixado por 6 parafusos
Resistência à água: 100 metros (10 ATM)
Movimento
Calibre: GP03300-0141
Diâmetro: 25,95 mm (111/2'')
Espessura: 6,50 mm
Frequência: 28.800 alt/h - (4 Hz)
Número de componentes: 419
Rubis: 63
Reserva de marcha: 46 horas
Mostrador/Ponteiros
Cor: cinzento com padrão "Clous de Paris", logótipo GP cinzento tratado em PVD
Marcadores: tipo "baton" cinzentos tratados em PVD com material luminescente (emissão branca)
Ponteiros: tipo "bastão", cinzentos tratados em PVD com material luminescente (emissão de branco)
Bracelete
Material: titânio
Acabamentos: polido e acetinado
Preço
20.500€
Mais informações no site oficial da Girard-Perregaux.
Commentaires