top of page

Urwerk - SpaceTime Blade limited

A Urwerk apresenta-nos o SpaceTime Blades, uma edição limitada a 33 peças. Desta vez nao existe nenhuma complicação, nem horas errantes ou engrenagens planetárias nem simplesmente uma caixa ou mostrador. Este instrumento redefino o tempo como só a Urwerk se atreve a fazer.




Os SpaceTime blades foram concebidos para corresponder aos sonhos de grandes dimensões da URWERK e tornadas possíveis pela destreza de especialistas de topo nos seus respectivos domínios. O gosto da URWERK pela originalidade e pelo excesso é bem conhecido, o que significava que precisava de encontrar artesãos com uma loucura parecida para dar vida à sua última criação: uma lâmina de metal e vidro de 1,70 metros de altura e 20 quilos, basicamente 20 quilos de metal e vidro. Este SpaceTime blade é um imponente instrumento de medição na tradição dos gnómones, os primeiros pilares do tempo.



A base do SpaceTime Blade é uma coroa URWERK, uma estrutura imponente e de grandes dimensões. Esta coroa foi criada pelo Sr. Lukuvka um especialista em fundição por cera perdida aplicada ao bronze. Ele é um artesão no sentido mais puro do termo, guardião de um processo tradicional, agora quase extinto, utilizado para criar joias delicadas e ornamentais. Foi-lhe confiada a tarefa de esculpir o modelo em cera, cuja impressão serviu de molde para a fundição do bronze. A base de bronze resultante

foi polida, lustrada e recebeu uma pátina. Para garantir a conformidade com os exigentes padrões estéticos da URWERK.



Sobre esta coroa, uma cúpula de vidro - com a mesma espessura desde da base até ao topo arredondado - protege as indicações do SpaceTime Blade contra as intempéries. Por baixo, estão oito lâminas de vidro alinhadas verticalmente e individualmente em forma de chama, lâmpadas Nixie feitas à mão. Cada um destes tubos de vidro oblongos resistiu ao teste do fogo. Cada um deles dançou e rodopiou sob o maçarico para adquirir a sua caraterística. Depois foram lavados e libertados das mais pequenas

impurezas. Estas maravilhas de vidro foram sopradas nas oficinas do Sr. Votrubec

na República Checa, nos arredores de Novy Bor, apelidada de "Vale de Cristal" e uma região inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO.



Sob a direção brilhante de Dalibor Farny, cada tubo de vidro transforma-se numa

lâmpada Nixie com os seus ânodos dispostos numa grelha metálica e os seus cátodos

formando números. Para cada unidade apresentada de 0 a 9, foi concebido um cátodo de aço de 0,1 mm de espessura (a fonte numérica utilizada é idêntica à dos mostradores URWERK), ou seja, 10 por lâmpada. Cada lâmpada é composta por 88 peças! Quando a corrente é ligada, um brilho laranja quente encena um espetáculo visual mágico com centésimos de segundo a passar. O ecrã pode mudar umas impressionantes 500 vezes por segundo.





SpaceTime Blade edição limitada 33 unidades



Altura: 170 cm

Peso: 20kg


Estrutura


Componentes: 1 445

Lâmpadas: 8 lâmpadas de vidro Nixies (88 componentes por unidade Nixie)

Base: Bronze com pátina preta (fundição cera perdida)


Mais informações no site oficial da Urwerk.

337 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page