top of page

“ZENITH ICONS: ACT II” em estreia na RE-Luxury em Genebra

Atualizado: 14 de nov. de 2022


A semana dos leilões de Genebra, que decorre na cidade de Calvino desde o fim de semana passado, conta este ano com um evento paralelo. A RE-Luxury, abre portas de 4 a 7 de novembro no Hotel President Wilson, e estreia uma exposição dedicada a artigos de luxo vintage com cerca de trinta marcas entre participantes suíços e internacionais.


É no âmbito desta iniciativa que a Zenith apresenta a sua coleção cápsula ZENITH ICONS: ACT II, com vista à promoção de relógios vintage devidamente certificados. Com o programa Zenith Icons, lançado em 2020, a manufatura passou a incluir na sua oferta peças Zenith raras e actualmente bastante procuradas dos anos 1960 a 1970. Peças que marcaram a sua época e se tornaram mesmo, em alguns casos, nas referências mais emblemáticas da marca. Desta vez, a marca da estrela decidiu expor uma colecção de cronógrafos El Primero produzidos durante a década de 1970, e que revelam uma época frequentemente ignorada, mas extremamente dinâmica da manufatura.



Imagens @ Zenith

As peças, disponíveis exclusivamente nas boutiques físicas e online da Zenith, são conhecidas como ZENITH ICONS, sendo adquiridas, restauradas e certificadas pelo departamento "Heritage" da Manufatura. A Zenith afirma que apenas este departamento capaz de traçar a história completa de qualquer relógio da marca alguma vez fabricado e garantir que todos os componentes são 100% originais. O objetivo é dar aos colecionados acesso ao conhecimento e uma transparência que muitas vezes é demasiado vaga e inacessível no mundo dos relógios vintage.




A propósito da iniciativa, Julien Tornare, o actual CEO da Zenith, afirmou que “Um relógio mecânico é um dos poucos objetos raros que pode continuar a ser usado e apreciado para sempre, se for devidamente reparado e mantido. Mais do que acessórios intergeracionais ou de herança, os Zenith Icons são peças que fazem parte da história da Manufatura e que estamos a oferecer a colecionadores exigentes e apaixonados de todo o mundo."


ZENITH ICONS: ACT II – O regresso a um Futuro-Retro


O primeiro ato da Zenith Icons, focou-se em alguns dos primeiros e mais emblemáticos relógios equipados com o histórico calibre El Primero lançados em 1969. Com o segundo acto desta iniciativa, a Zenith leva-nos a explorar a era seguinte deste calibre ao longo da década de 1970.



Imagens @ Zenith


Enquanto que as primeiras referências da marca equipadas com o calibre El Primero revelavam proporções elegantes e aparentavam um ar quase clássico, a geração seguinte abandonou por completo esta noção, assumindo formas totalmente novas ao mesmo tempo que incorporava funções adicionais.


A782

Ao inaugurar a segunda geração de cronógrafos automáticos da Zenith com o calibre El Primero juntamente com as ref. A781 e A783, a ref. A782 rende-se totalmente aos designs da era espacial dos anos 1970. Pela primeira vez, o calibre de cronógrafo automático de alta frequência El Primero foi incluído nas características robustas da linha DEFY, onde é montado em suspensão.


Imagens @ Zenith



Com apenas 1000 exemplos produzidos com esta configuração, o A782 é procurado pelo seu mostrador azul com índices horários estriados e um aro com flange espelhado e polido. A caixa em aço em forma “tonneau” com uma luneta de catorze lados e coroa de rosca, está associada a uma bracelete "lobster" em aço integrada e fabricada pela Gay Frères.


A788 Apresentado conjuntamente com o A787 e o G787, o A788 revela um novo formato de caixa dentro da segunda geração de cronógrafos El Primero, assumindo uma estética de inspiração espacial e uma aparência volumosa.



Imagens @ Zenith

Marcadamente futurístico, o A788 destaca-se pela sua caixa em forma de almofada hexagonal, integralmente escovada, com linhas suaves e sem asas visíveis. O mostrador azul galvânico contrasta com os contadores de cronógrafos e escala de segundos prateados. De notar igualmente a presença de uma escala com pulsómetro em vez da escala taquimétrica convencional.


A7817 "ESPADA"

Uma adição surpreendente à segunda geração de cronógrafos El Primero, o A7817 é o primeiro modelo a integrar um calendário completo com fases da lua neste calibre, marcando o primeiro modelo oficial da linha "ESPADA".


Imagens @ Zenith


Combinando a alta frequência do El Primero como as características robustas da linha DEFY, o A7817 caracteriza-se pela sua caixa de aço em forma de “tonneau” com uma luneta de catorze lados e coroa de rosca. O mostrador prateado deste modelo, com contadores azul galvânico, escala taquimétrica e índices de hora aplicados estriados, inclui a indicação de calendário completo e das fases da lua. Acresce uma bracelete integrada "lobster" em aço de segunda geração.


01.0140.415 Entre os modelos mais raros da segunda geração dos El Primero, a ref. 01.0140.415 foi produzida num único lote de 500 exemplares. Espelhando os designs futurísticos da época, o modelo assume um visual da era espacial com volumes e formas mais pronunciadas. A combinação de uma luneta fixa de tonalidade azul galvânico com uma escala taquimétrica, é uma característica que o distingue da concorrência nesta altura.



Imagens @ Zenith


Entre as suas características mais distintas encontra-se também a contrastante caixa em aço em forma de “tonneau” com uma luneta fixa em azul galvânico com escala taquimétrica, o mostrador azul galvânico intenso e escovado com um novo estilo de índices de hora em bastão luminescentes e uma bracelete integrada "lobster" em aço de segunda geração.


01.0200.415 “TV Screen / Big Blue”

Coroando a segunda geração do El Primero, o "TV Screen” com a ref. 01.0200.415 apresenta um design marcante e imediatamente reconhecível através da sua caixa, mostrador e botões de cronógrafo claramente inspirados na estética das televisões da época.


Imagens @ Zenith


Uma referência notável entre os cronógrafos em aço El Primero, a ref. 01.0200.415 apresenta uma caixa em aço retangular em forma de "TV screen" com botões “toggle” patenteados, um mostrador azul-escuro metálico, contadores retangulares em forma de "TV screen" e aro com flange inclinado, apresentados numa bracelete com três elos em aço marcada com o logotipo da Zenith utilizado a partir de 1972.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page